|   Jornal da Ordem Edição 4.328 - Editado em Porto Alegre em 27.06.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

29.10.15  |  Advocacia   

OAB/RS apoia projeto de revitalização do Largo dos Açorianos

Foto: Vanessa Schneider

Foto: Vanessa Schneider

Foto: Vanessa Schneider

As obras para a reurbanização da região, em frente à sede da entidade, estão previstas para iniciar em 2016 com conclusão para o final do mesmo ano.

O cenário de um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital gaúcha será modificado muito em breve. O projeto de reurbanização do Largo dos Açorianos foi apresentado, na tarde desta quarta-feira (28), no Salão Nobre do Paço Municipal em Porto Alegre. Representou o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, o chefe de gabinete da presidência, Julio Cesar Caspani.

Desde que o prédio da sede da OAB/RS foi inaugurado na Rua Washington Luiz, 1110, em 2009, em frente ao Largo dos Açorianos, a Ordem gaúcha buscou meios para amelhoria e a limpeza do local. “Sempre colaboramos com esta praça que é patrimônio histórico da Capital. Vamos contribuir com a Prefeitura, neste projeto qualificado e que vai trazer um ambiente mais agradável e transitável para os gaúchos. É uma praça que liga a advocacia à cidadania”, salientou Caspani.

O prefeito da Capital, José Fortunati, e o secretário municipal do Meio Ambiente, Mauro Moura, explicaram as intervenções que serão realizadas no entorno e na Ponte de Pedra.  Segundo Fortunati, a decisão de revitalizar o Largo foi tomada após o lago, sob a ponte, ter sido esvaziado para limpeza. “Assim que o lixo foi removido os problemas foram identificados, e a Prefeitura percebeu a necessidade de revitalizar toda a estrutura da ponte. Tomamos essa decisão que será inovadora e que vai mostrar ainda mais a beleza desse monumento e, que além de tudo os cidadãos poderão usufruir ainda mais desse espaço”, justificou. “Com a implementação de taludes e escadarias, a população poderá ter passeios com acessibilidade, e poderá usufruir do espaço mais perto do lago”, acrescentou Fortunati.

O projeto que está estimado em cerca de R$ 2,5 milhões terá recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. A Prefeitura deve lançar até dezembro a licitação para revitalizar o local, e as obras estão previstas para iniciar em 2016 com conclusão para o final do mesmo ano.

Ponte de Pedra – Em 1825, no governo do Visconde de São Leopoldo, foi construída uma ponte de madeira para travessia do Arroio Dilúvio, na sua foz junto ao Guaíba. Depois de repetidos danos e reconstruções, essa precária ponte inicial foi substituída por uma ponte de pedra, entregue ao uso da população em 1848. Nos anos 1970, com as modificações urbanas, foi feito um lago para ambientar a antiga ponte. Esse projeto, em conjunto com o monumento, recebeu a denominação de Largo dos Açorianos, em homenagem aos fundadores de Porto Alegre. Conhecido como Ponte de Pedra, esse importante monumento foi tombado como Patrimônio Cultural da cidade em 1979.

Fonte: OAB/RS

Vanessa Schneider
Jornalista - MTB 17.654


 

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro