|   Jornal da Ordem Edição 4.290 - Editado em Porto Alegre em 03.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

04.06.10  |  Advocacia   

OAB/RS, Agetra, Satergs e TRT4 debatem medidas para atenuar efeitos da greve na Justiça do Trabalho

Na tarde desta última quarta-feira (02), a diretoria da Ordem gaúcha, juntamente com dirigentes da Agetra e Satergs, esteve reunida com a presidência do TRT4, na busca de medidas que atenuem os efeitos da greve na Justiça do Trabalho e garantam o atendimento mínimo de 30% dos serviços judiciários.

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, e o presidente do TRT4, desembargador Carlos Alberto Robinson, conduziram o encontro que reuniu advogados e magistrados.
 
Na reunião, os representantes da advocacia foram informados da emissão de um ofício, onde a comissão de negociação solicita aos juízes a manutenção de serviços essenciais, em especial de audiências, alvarás, protocolos e medidas urgentes.

Lamachia salientou que a entidade respeita o direito de greve, mas pediu o cumprimento da Portaria que estabelece a presença de 30% de servidores em todos os segmentos da Justiça Trabalhista, garantindo o funcionamento da Distribuição, a realização de audiências e a expedição de alvarás, dentre outros serviços essenciais.

O dirigente da OAB/RS também classificou como positiva a iniciativa do TRT4 em convidar representantes da Ordem gaúcha para acompanhar as reuniões de negociação entre o Tribunal e os servidores.

Ao relatar as ações já adotadas, Robinson reiterou a disposição ao diálogo e a compreensão com a preocupação dos advogados.

O juiz Francisco Rossal de Araújo, membro da comissão de negociação, destacou que o Tribunal tem tentado garantir a prestação dos serviços essenciais. O magistrado afirmou, ainda, que o Tribunal respeita o direito de greve, mas destaca que esta garantia deve ser exercida com responsabilidade, uma vez que, nenhuma demanda de qualquer categoria deve se sobrepor ao interesse público.

Também estiveram presentes ao encontro a secretária geral-adjunta da OAB/RS, Maria Helena Camargo Dornelles; o membro nato e ex-presidente da OAB/RS, Fernando Krieg da Fonseca; o presidente da Agetra, Afonso Celso Bandeira Martha; e o vice-presidente, conselheiro seccional Antônio Escosteguy Castro; o vice-presidente da Satergs, Gustavo Juchen; os conselheiros seccionais Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira e Regina Guimarães; além do diretor do Foro da Justiça do Trabalho da Capital, juiz Roberto Teixeira Siegmann; do diretor-geral da coordenadoria administrativa do TRT4, Luiz Fernando Taborda Celestino; e do desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa; e do juiz Francisco Rossal de Araújo. 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro