|   Jornal da Ordem Edição 4.323 - Editado em Porto Alegre em 20.06.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

25.06.13  |  Advocacia   

OAB/RS adere à campanha pela coleta de 1,5 milhões assinaturas em defesa da reforma política

O movimento "Eleições Limpas" foi lançado, nesta segunda-feira (24), em Brasília. Bertoluci informou ao presidente nacional da entidade, Marcus Vinicius Furtado, que a seccional já iniciou a coleta de assinaturas e que as 106 subseções gaúchas serão mobilizadas.

A Ordem gaúcha aderiu à campanha nacional pela coleta de 1,5 milhões assinaturas em defesa da reforma política e pelo combate à corrupção. O movimento "Eleições Limpas" foi lançado, nesta segunda-feira (24), em Brasília, pelo Conselho Federal da OAB e com a participação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Movimento de Combate à Corrupção (MCCE).

O anteprojeto de lei de reforma política democrática e popular, elaborado há cerca de cinco meses após várias reuniões e audiências públicas envolvendo uma série de movimentos sociais, tem três temas principais: a defesa do financiamento democrático das campanhas, para que os candidatos ingressem ou permaneçam na política sem que tenham que se submeter a financiamentos espúrios por parte de empresas; do voto transparente e da liberdade de expressão na internet.

O objetivo é partir para a coleta das assinaturas e apresentar o anteprojeto à Câmara e ao Senado, aos presidentes das Comissões de Constituição e Justiça e aos líderes partidários. Por meio do site www.eleicoeslimpas.org.br, que reúne informações, é possível assinar eletronicamente o projeto de reforma política de iniciativa popular.

O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, informou ao presidente nacional da entidade, Marcus Vinicius Furtado, que a seccional já iniciou a coleta de assinaturas na última sexta-feira (21), durante debate sobre a reforma política, em Porto Alegre. "Com pioneirismo, encampamos o movimento, pois a sociedade está inconformada com o atual sistema político em que os partidos estão fracos e os agentes políticos desacreditados", afirmou Bertoluci.

Segundo o dirigente, as 106 subseções gaúchas também serão mobilizadas em defesa da proposta de iniciativa popular, a exemplo da atuação pela transparência dos gastos públicos. "O principal motivo das manifestações é o modelo perverso e injusto do sistema político, pois é essencial para aprimorar a democracia e as instituições, fortalecendo os direitos da sociedade brasileira.", reforçou Bertoluci, que adiantou: "vamos para a Esquina Democrática, na Capital, coletar assinaturas em apoio ao projeto por eleições limpas".

O presidente do CFOAB ressaltou que de nada adianta se queixar da corrupção sem combater a raiz do problema, que é a forma atual de financiamento das campanhas eleitorais no Brasil. Segundo o presidente da OAB, o anteprojeto ataca efetivamente as causas da corrupção administrativa, uma vez que seu germe está na corrupção eleitoral."Esse ato público é fruto de muito estudo e do pensamento das entidades que integraram o movimento que brigou pela Lei da Ficha, com o apoio integral da OAB. Agora vamos evoluir, pois chegou a hora de construirmos eleições limpas para nosso país", declarou Marcus Vinicius.

No ato público em Brasília, o vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, representou a Ordem gaúcha. "O que estamos vivenciando nos últimos tempos não tem precedentes e demonstra claramente que o atual modelo político brasileiro conspira contra a sociedade que, agora, está nas ruas. A reforma política deve ser iniciada imediatamente, sob pena de as instituições perderem completamente a credibilidade", frisou o dirigente.

Confira detalhes da proposta lançada, clicando aqui.

Rodney Silva
Jornalista – MTB 14.759

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro