|   Jornal da Ordem Edição 4.329 - Editado em Porto Alegre em 28.06.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

23.05.12  |  Advocacia   

OAB quer que advogados integrem Comitê Gestor de Precatórios

Entidade propôs alteração à Resolução 115/10, do CNJ, para incluir, entre os membros dos Comitês Gestores de Precatórios dos TJs, um representante da Ordem.

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, enviou ofício ao presidente do CNJ, ministro Ayres Britto, também presidente do STF, para propor alteração à Resolução 115/10, do CNJ, a fim de incluir, entre os membros dos Comitês Gestores de Precatórios, um advogado a ser designado por cada seccional da OAB.
 
A Resolução 115 dispõe sobre a gestão dos precatórios e, em seu artigo 8º, prevê que o presidente de cada TJ contará com o auxílio de um Comitê Gestor para gerir as contas de precatórios, sendo cada Comitê hoje integrado por um magistrado titular e um suplente.
 
Como justificativa do pleito, Ophir ressaltou a luta histórica da OAB em favor de uma adequada regulamentação para o tema e sua busca pelo efetivo pagamento dos precatórios, em respeito à sociedade e às decisões emanadas do Poder Judiciário. "Nesse contexto, evidente que um membro oriundo da advocacia proporcionaria ao Comitê Gestor a voz do jurisdicionado, oferecendo às políticas de gestão mais Justiça e efetividade", afirmou Ophir.
 
Compete ao Comitê Gestor, ainda conforme o texto da Resolução, decidir sobre as impugnações relativas à lista cronológica de apresentação e sobre as impugnações relativas às preferências na ordem de pagamento, definidas nos parágrafos 1º (débitos de natureza alimentícia) e 2º (débitos de natureza alimentícia cujos titulares tenham 60 anos de idade ou mais ou sejam portadores de doença grave) do artigo 100 da Constituição Federal.
 
O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, saudou a medida proposta pelo CFOAB. Segundo ele, a participação dos advogados possibilita maior transparência e a busca de soluções conjunta para eventuais dificuldades dos Tribunais. "A ampliação da representatividade no Comitê Gestor de Precatórios, que deve ser obrigatoriamente instalado, é fundamental, pois são processos de dívidas dos Estados com o cidadão que é representando em juízo pelo advogado, que, por sua vez, é cobrado pela morosidade do sistema", justificou Lamachia. 
 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro