|   Jornal da Ordem Edição 4.331 - Editado em Porto Alegre em 02.07.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

05.03.10  |  Diversos   

OAB cria grupo de trabalho para analisar e acompanhar propostas de alteração do CPC

Após as manifestações de apreensão do Conselho Seccional da OAB/RS com as propostas de alterações do Código de Processo Civil, o presidente da entidade, Claudio Lamachia, determinou a criação de um grupo de trabalho para analisar e acompanhar a questão.

O tema do anteprojeto que trata do novo CPC foi trazido para debate pela conselheira seccional Maria Ercilia Hostyn Gralha, na sessão do Conselho da Ordem gaúcha da última sexta-feira (26). Ao expor sua preocupação, Maria Ercilia apontou que as propostas limitam a ampla defesa das partes a partir da eliminação de instrumentos recursais.

Desta forma, o Conselho Seccional deliberou, por unanimidade, que a questão fosse levada pelo presidente da OAB/RS ao conhecimento e discussão do CFOAB e do Colégio de Presidentes de OABs do País, no encontro deste domingo (07), em Brasília.

Para Lamachia, é lamentável a forma como o texto coloca o instrumento dos recursos. “não é suprimindo recursos que vamos alcançar a celeridade processual que todos queremos". Diante da preocupação dos conselheiros seccionais com a gravidade do tema, que afronta os direitos da cidadania em função da supressão de recursos, foi criado um grupo de trabalho para examinar a matéria, analisando cada uma das propostas e acompanhando o andamento legislativo”, afirmou o dirigente da OAB/RS.

No início da semana, Lamachia já havia anunciado que levaria o assunto ao Colégio de Presidentes de Seccionais.

A partir disso, compreendendo a gravidade da situação, o CFOAB também criou uma Comissão Especial, atendendo sugestão do conselheiro federal pela OAB/RS, Luiz Carlos Levenzon, que vai presidir a comissão.

“A reforma do novo CPC como está sendo colocada vai criar dificuldades para o exercício da advocacia e diminuir os direitos do cidadão em litigar em juízo. Não se pode, simplesmente, pensar que a morosidade do Judiciário é culpa da quantidade de recursos, sendo que esta medida vai reduzir as possibilidades de o cidadão exercer o seu direito”, afirmou Levenzon, reiterando que a criação de uma Comissão Especial do CFOAB visa interferir no trabalho de elaboração do novo CPC.

Anteprojeto

Entre as propostas do anteprojeto, segundo o relator, ministro do STJ Luiz Fux, há o argumento de que “a medida permitirá que os recursos não sejam mais utilizados como técnica fácil e totalmente sem risco de se protelar o processo, e se colocar num futuro incerto o pagamento de uma dívida ou o cumprimento de uma obrigação”.

Outro ponto do texto, conforme Fux, é a disponibilização de um único recurso no final do processo, pois o fato de a parte poder recorrer a cada decisão que o juiz profere pode oferecer um recurso do qual caberão inúmeros outros recursos para os tribunais superiores.

A partir de março, serão realizadas audiências públicas em diversas capitais para apresentação dos pontos mais importantes do anteprojeto aos representantes da comunidade jurídica brasileira. A primeira delas acontecerá em Fortaleza nesta sexta-feira (05). Em seguida, a comissão promoverá audiências nas cidades de Rio de Janeiro (11/03), Brasília (18/03), São Paulo (26/03), Manaus (9/04) e Porto Alegre (16/04).




02.03.10 Lamachia levará debate sobre novo CPC ao Colégio de Presidentes de OABs de todo o País

26.02.10 Conselho Seccional define ações administrativas durante primeira reunião ordinária de 2010

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro