|   Jornal da Ordem Edição 4.281 - Editado em Porto Alegre em 19.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

16.12.21  |  Advocacia   

Novo site e aplicativo da OAB/RS modernizam integração com a advocacia

Atingindo a meta de digitalizar totalmente os seus processos e permitir o acesso a todos os serviços através de um único lugar, a OAB/RS dá um passo adiante e lança oficialmente o seu novo site e o seu novo aplicativo.

Completamente repaginadas, as novas plataformas vão ao encontro do posicionamento institucional da seccional, que busca intensificar a conexão da entidade com a advocacia gaúcha, bem como manter o contato permanente com a cidadania. É o que explica o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier: “Desenvolver e disponibilizar ferramentas digitais dessa magnitude e importância significa cumprir objetivos traçados de forma estratégica e com metas bem delineadas: atender as demandas da advocacia, de forma gerar um diálogo constante e próximo com os mais variados setores da sociedade. Assim, a Ordem gaúcha, entidade reconhecidamente como a preferida dos gaúchos há vários anos consecutivos, segue trabalhando para evidenciar sua relevância e missão institucional”.

Pensado e aplicado para a advocacia gaúcha

“O site está de cara nova, dinâmico e prático. Todo o Sistema OAB está integrado neste novo aplicativo. Desde o jovem advogado que está entrando na instituição e foi aprovado pelo Exame de Ordem, até o colega mais experiente que já pode ser jubilado, todos são contemplados e terão suas demandas atendidas digitalmente. Pois as plataformas são fáceis de usar, intuitivas, modernas – elas resumem muito bem o legado definitivo de nossa gestão”, constata Breier.

A gerente do setor de tecnologia da informação da OAB/RS, Márcia Pedrini, conta sobre como se deu o desenvolvimento do site, bem como destaca a intenção do projeto visando o futuro. “O processo de criação de um novo sistema nunca é fácil. É necessário entender o que o nosso público alvo busca, quais as melhores tecnologias atendem a esta demanda, quais as pessoas precisam participar do processo, a preparação criteriosa das etapas de criação, a própria criação do sistema e então os testes finais. Desde o princípio estávamos empenhados em entregar algo mais moderno e atual, aliado a atualização tecnológica e a segurança necessária, totalmente direcionado às necessidades da nossa advocacia e já preparado para as futuras evoluções

Legado: valorização da advocacia, evolução digital, aproximação da cidadania

No dia 19 de novembro de 2019 a diretoria da seccional lançou um corajoso e promissor projeto: OAB/RS totalmente digital até 2021. O marco desse momento foi a criação do Portal da Advocacia que aos poucos foi tomando forma e incorporando novas funcionalidades e processos internos da Ordem – o intuito era eliminar os deslocamentos desnecessários dos advogados, principalmente fora da capital e facilitar a tramitação dos requerimentos. Hoje, em agosto de 2021, o Portal está completo e completamente integrado ao novo site e aplicativos lançados. As solicitações de serviços da OAB agora são totalmente digitais e podem ser realizadas a qualquer horário de qualquer lugar.

“Conseguimos entregar o sonho de uma OAB/RS totalmente digital antes do final de 2021. Essa é a conclusão de um ciclo, cumprindo a meta antes do curto prazo que estabelecemos”, destaca o diretor-tesoureiro e coordenador do projeto, André Sonntag. “Agora, o advogado tem todos os serviços do seu órgão de classe na palma da mão. Seja no site ou no aplicativo, são 64 tipos de requerimentos disponíveis. É possível realizar pedidos de acompanhamento e desagravo na CDAP, peticionamentos de processos, registros de sociedade, entre outras coisas, tudo isso sem sair de casa, de forma ágil e moderna”, completa.

Essa tem sido uma tônica da Ordem gaúcha: facilitar o acesso às suas ofertas, serviços, notícias e eventos e tudo mais o que ela tem para oferecer a advocacia. A pandemia não diminuiu o nosso processo constante de evolução, apesar da virtualização, muitas vezes acelerada, que o isolamento social provocou em diversas áreas, a OAB/RS não pulou as etapas necessárias ao amadurecimento do trabalho realizado. Com seu plano de execução pragmático, continuou implementando a digitalização de cada setor e serviço interno até poder entregar o produto final do seu projeto de forma coesa e organizada. A Escola Superior da Advocacia da OAB/RS agora é 100% virtual e permanecerá assim, ao alcance de todos; o novo portal de eventos da Ordem concentra todos os momentos de debates de temas relevantes para a advocacia e a sociedade. Dessa forma, a seccional gera conhecimento e informação de qualidade todos os dias. 

Além disso, foram cerca de 7.500 processos e 1,5 milhões de folhas digitalizadas, com o SEI-Julgar em uso pelas 106 subseções e mais de 2 mil usuários ativos. Todas as instâncias da casa (Câmaras, Órgão Especial, Conselho) e o Tribunal de Ética e Disciplina utilizam o sistema para as suas sessões de Julgamento. Não há necessidade de desperdiçar papel dentro da Ordem gaúcha. Assim como os pagamentos de anuidade, a atualização cadastral, a participação em eventos e cursos, tudo pode ser feito online pelo advogado e pela advogada.

“É preciso acompanhar as transformações da sociedade. A OAB/RS é, historicamente, a vanguardista de grandes mudança. Muitas novas plataformas e campanhas implementadas aqui para ampliar a relação com o nosso público foram replicadas a nível nacional. O OABCast e a campanha Vote Consciente são exemplos notórios disso. São muitas ações, mas a base de todas elas é fortalecer a nossa capacidade de dialogar. Tenho a convicção de que a nossa instituição está no rumo certo, pois é assim que a profissão é verdadeiramente valorizada: através da entrega de resultados visíveis pelo seu órgão representativo” reforça o presidente da Ordem gaúcha.

Baixe o aplicativo OAB/RS Digital!

Para baixar o aplicativo para sistemas Android clique aqui.

Para baixar o aplicativo para sistemas iOS clique aqui.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro