Em alta (1) - O advogado gaúcho Rogério Fravetto foi confirmado para a sucessão de Pierpaolo Cruz Bottini, na Secretaria de Reforma do Judiciário, do Ministério da Justiça, e aguarda apenas a publicação no Diário Oficial para tomar posse no cargo na próxima semana. Favretto é ex-procurador-geral do Município de Porto Alegre. Atualmente, é assessor de Tarso Genro, a quem acompanha desde a época em que o ministro da Justiça foi prefeito porto-alegrense.
Em alta (2) - A Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça foi criada com o objetivo de promover e coordenar a Reforma do Judiciário. Seu papel principal está vinculado à articulação entre o Executivo, o Judiciário, o Legislativo, o Ministério Público, governos estaduais, entidades da sociedade civil e organismos internacionais com o objetivo de propor e difundir ações e projetos de melhoria do Poder Judiciário.
Falecimento (1) - Aos 86 de idade, morreu ontem (04) o advogado Roberto Luna de Oliveira, pai da presidente da Ajuris, Denise Oliveira Cezar. Ele foi sepultado no Cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre. Nascido no Rio de Janeiro, ele se formou em Direito em Porto Alegre, em 1946, pela Ufrgs. Em 1995, foi jubilado pela OAB-RS por completar 50 anos no exercício da profissão.
Falecimento (2) - Luna, como era mais conhecido, foi procurador do Daer. Deixou a esposa, três filhos e nove netos. A presidente da Ajuris decidiu seguir a carreira jurídica por influência do pai, que tinha uma boa biblioteca e gostava de ler. Luna militou no Partido Comunista.
Tragédia familiar - Depois de um interrogatório, Lucas Oliveira de Brito, 19 anos, e uma adolescente de 15 anos confessaram o assassinato da mãe adotiva dela, Eloísa Cardoso Machado, 59 anos, em Alegrete (RS). O crime ocorreu na tarde de segunda-feira (02), na casa de Eloísa. O motivo do crime seria um pedido da jovem a Lucas. Ela queria o homicídio como uma prova de amor. Ela alegou problemas de relacionamento com a mãe. A adolescente será encaminhada à Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), em Porto Alegre. Brito está preso na Penitenciária Estadual de Alegrete.
Furto no Senado - A miss Paraná Jéssica Pereira teve sua bolsa furtada no Senado Federal, em Brasília. Ela contou que estava sentada em frente à sala do presidente da Casa, com as outras misses para uma visita oficial. Quando foram chamadas para o gabinete, ela "deve ter esquecido" a bolsa. Quando voltou, não encontrou nada. Questionada sobre se esperava que pudesse ocorrer um fato como esse dentro do Senado, a miss respondeu: "a gente pensa nisso, mas pode acontecer com qualquer pessoa em qualquer lugar".
No cargo - Tomou posse ontem (04) o novo procurador-geral de Justiça do Estado. Mauro Renner ocupa o cargo pelos próximos dois anos no lugar de Roberto Bandeira Pereira. Na cerimônia de posse, o novo procurador-geral afirmou que "uma de suas prioridades será colaborar com a governadora Yeda Crusius em relação ao corte de gastos".
Versão eletrônica - No próximo dia 23 de abril será lançado, no Supremo, o Diário da Justiça Eletrônico, uma versão digital da publicação oficial que reúne todos os atos jurídicos daquele tribunal. Por ora, a versão impressa do Diário da Justiça continuará a ser distribuída para que haja uma adaptação. No entanto, a tendência é que, com o tempo, a publicação passe a ser exclusivamente eletrônica. Trinta e quatro tribunais brasileiros já aderiram à versão eletrônica, sendo que alguns deles já passaram a publicar atos exclusivamente pela Internet, como é o caso do TJ-RS.