A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rio Grande do Sul, repudia veementemente o ataque com arma de fogo ocorrido na noite do dia 09/06/2020, sofrido pelo escritório dos Advogados Odair Santos da Rosa, Fabrício de Pietro da Rosa, e Vinicius de Pietro da Rosa no município de Rosário do Sul. Repudiamos completamente qualquer ato que atente contra a dignidade dos advogados e das advogadas e de seu local de trabalho. Prestamos solidariedade aos advogados que tiveram a inviolabilidade de seu escritório agredida.
O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, afere que, ainda que os danos tenha sido apenas materiais, pelo fato de o escritório estar vazio no horário, “os atos de violência devem ser coibidos e investigados, uma vez que nada justifica a agressão ao local de trabalho dos colegas.”
Breier asseverou que a OAB/RS, através da subseção de Rosário do Sul, atuará fortemente em defesa da liberdade do exercício profissional. “Não vamos aceitar os ataques às nossas prerrogativas em defesa da cidadania e da democracia. O ataque a um escritório representa o ataque a todos os escritórios de todos os advogados gaúchos”, destacou Breier.
Nada justifica tais atos e o estado de direito em que vivemos não permite o desforço próprio, e as insatisfações devem ser deduzidas no campo adequado, o da jurisdição. A OAB/RS e a subseção de Rosário do Sul estão em contato com os advogados, manifestando solidariedade, bem como acompanhará o rumo das investigações.
Ricardo Breier
Presidente da OAB/RS
César Prevedello
Presidente da subseção da OAB/RS de Rosário do Sul
Fonte: OAB/RS