|   Jornal da Ordem Edição 4.584 - Editado em Porto Alegre em 05.08.2025 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

25.08.11  |  Advocacia   

No CFOAB, Lamachia participa do lançamento do Observatório da Corrupção

"Sem a participação ativa de cada um de nós, cidadãos, eleitores, contribuintes, nada será mudado no Brasil", ressaltou o presidente da OAB/RS

O
presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, juntamente com a conselheira federal da entidade, Cléa Carpi, participou, na manhã desta quarta-feira (24), do lançamento do Observatório da Corrupção, ocorrido na sede do Conselho Federal da OAB.

Durante o ato, conduzido pelo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, o Observatório foi definido como um instrumento para receber e apresentar denúncias de corrupção na sociedade brasileira, de maneira que estes não caiam no esquecimento. Depois de receber a denúncia do cidadão pelo site www.observatorio.oab.org.br, a Comissão Especial de Combate à Corrupção e à Impunidade da OAB fará uma triagem das informações recebidas e, em seguida, os membros da Comissão farão uma visita ao juiz, ao Ministério Público ou ao delegado para verificar a posição do processo e cobrar providências.

Caso as informações não sejam obtidas, a OAB, no prazo de 30 dias, procurará as autoridades superiores para que possam determinar que haja o enfrentamento da questão.

Lamachia definiu a ferramenta como um avanço, e apontou o Observatório como um instrumento para que a sociedade se mobilize para cobrar das instituições que os casos de corrupção tenham o devido julgamento e a necessária condenação. "Sem a participação ativa de cada um de nós, cidadãos, eleitores, contribuintes, nada será mudado no Brasil", ressaltou Lamachia.

Participaram da cerimônia de lançamento do Observatório da Corrupção os senadores Pedro Simon (PMDB/RS) e Marinor Brito (PSol-PA) e deputados como Chico Alencar (PSol-RJ), além dos presidentes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), desembargador Henrique Nelson Calandra, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), César Mattar Junior, e o secretário-executivo da Comissão de Justiça e Paz, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Carlos Mouram, entre outras autoridades.

Pela OAB, também estiveram presentes os presidentes das Seccionais de Alagoas, Omar Coêlho de Mello, do Paraná, José Lúcio Glomb e do Rio de Janeiro, Wadih Damous. O presidente da Comissão Especial de Combate à Corrupção e à Impunidade, Paulo Henrique Brêda, conselheiro federal da OAB por Alagoas, expôs de que forma funcionará o Observatório na Internet.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2025 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro