Iniciativa busca viabilizar a construção dos espaços próprios para as OABs do Interior, com plantas padronizadas e adequadas ao número de advogados de cada região.
Dando continuidade ao projeto "Nenhuma Subseção sem Sede", o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, acompanhado do vice-presidente da entidade, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, esteve nesta quinta-feira (04), reunido com os advogados da subseção de Encruzilhada do Sul, para o lançamento do projeto de construção da nova sede da entidade local.
Na ocasião, os dirigentes foram recebidos pelo presidente da OAB Encruzilhada do Sul, Jeferson Rodrigues. Estavam presentes ainda a presidente e o tesoureiro da subseção de Rio Pardo, Marlei Salete Flores e Vilnei Moraes Paz (respectivamente); o integrante da CDAP, Florindo Amair da Rosa; o presidente da Comissão do Jovem Advogado da subseção, Juliano Nozaua; e os ex-presidentes Kátia Pereira Louzada, João Jose Azambuja Lima, Tailerand Silveira Peixoto, José Antônio de Lima Bica e Alfeu Correa de Mesquita.
Com a participação dos advogados da região, Rodrigues destacou algumas ações dos primeiros seis meses de gestão, como a valorização do jovem advogado e a instalação da Comissão Mista no Judiciário local, além da meta de construir a nova casa para os advogados da região.
"Este é um grande passo da advocacia de Encruzilhada e o início de um sonho em ter uma estrutura que atenda os anseios dos profissionais e que tenha condições de oferecer uma melhor prestação de serviços", enfatizou.
Em sua fala, Pellizzer ressaltou o fortalecimento da entidade e da advocacia. "Essa união que vemos aqui, com a presença de jovens advogados, ex-presidentes e os advogados da região, demonstra que a construção da sede está materializando o esforço dos advogados rio-grandenses, para ter não só mais uma casa para os advogados, mas também, para a cidadania".
Encerrando, Bertoluci destacou o compromisso para a construção da nova sede de Encruzilhada. "Vamos unir esforços para edificar este espaço de trabalho, de realização intelectual e profissional da advocacia, que também será a casa da cidadania para uma série de demandas sociais. Espero, em breve, voltarmos para comemorar este grande sonho" registrou.
O terreno, já doado pela Prefeitura, para a construção da nova sede está localizado na Avenida Rodolfo Taborda, em frente ao Foro do município e ao lado do MP/RS. A OAB/RS está empenhada para que todas as subseções do Interior do Estado que ainda não possuem sede própria tenham a oportunidade de construí-la. Com esse objetivo, a Ordem gaúcha está buscando doações de terrenos para as OABs junto às prefeituras.
Nenhuma subseção sem sede
O projeto "Nenhuma subseção sem sede" busca viabilizar a construção de sedes próprias para as OABs do Interior, com plantas padronizadas e adequadas ao número de advogados de cada região, proporcionando uma identidade visual única e economia no custo de construção em razão da padronização.
Nos últimos meses foram entregues as estruturas das subseções de Torres, Vacaria, Igrejinha, São Borja, Taquara, Novo Hamburgo e Estrela, além da ampliação das estruturas de Camaquã e Bom Jesus. Nos últimos anos, a OAB/RS concluiu os prédios de Marau, Alvorada, Caçapava do Sul, Quaraí, Santo Antônio da Patrulha, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, São Sebastião do Caí, Santo Augusto, Alegrete, Cruz Alta e Cachoeirinha; além das ampliações das sedes de Santa Vitória do Palmar (1ª fase), São Leopoldo e Frederico Westphalen.
Liziane Lima
Jornalista – MTB 14.717
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759