|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

25.03.11  |  Dano Moral   

Negado dano moral e material a servidor que alegou ter sofrido assédio moral

Negou-se provimento à Apelação Cível nº 2010.039251-9 ajuizada por um servidor em face do Estado de Mato Grosso do Sul contra sentença que julgou improcedente a ação de indenização por danos morais movida pelo ora apelante em face do Estado, condenando-o ao pagamento de custas processuais e honorários advocatícios no valor de R$ 2.000,00.

No recurso, o reclamante sustentou que faz jus à indenização por danos morais e materiais porque teria sofrido assédio moral quando atuava em função de confiança no setor de transporte da Secretaria de Estado de Saúde cometido por outros servidores com o objetivo de exonerá-lo do cargo porque teriam descoberto suposto crime de peculato praticado por ele.

Ele sustentou que, por não ter aceitado a coação, passou a ser perseguido e foi aberto processo administrativo disciplinar contra ele e seu superior. Pede, assim, a reforma da sentença para condenar o Estado ao pagamento de indenização por danos morais e materiais.

De acordo com os autos, o servidor alegou que exercia a função de auxiliar do Chefe do Setor de Transportes da Secretaria Estadual de Saúde e que, em 16 de fevereiro de 2005, foi assediado moralmente pelo coordenador, chefe de gabinete do órgão e por um tenente da PM para que pedisse exoneração.

O recorrente assegurou que houve redução de mais de 50% de sua remuneração referente a diárias de viagens que deixou de receber porque ficou suspenso da função durante o processo administrativo.

Todavia, segundo esclareceu o relator, “as diárias têm caráter indenizatório e são pagas quando um servidor necessita se deslocar da cidade de origem para outro local onde terá que arcar com as despesas de hospedagem e alimentação, não se incorporando ao seu vencimento”. De tal modo, o relator julgou improcedente o pedido de danos materiais.

Quanto aos danos morais, o relator observou que não há provas do assédio, xingamentos e constrangimentos alegados pelo autor, tampouco as testemunhas arroladas confirmam tais afirmações, mas sim, que houve uma reunião entre os envolvidos e que tudo teria transcorrido dentro da normalidade.

Dessa forma, concluiu o relator, “muito embora uma investigação administrativa cause desconforto perante os colegas, para a caracterização de danos morais são necessárias provas do suposto assédio, não bastando meras alegações, ônus do qual não se desincumbiu o apelante”.


Fonte: TJMS

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro