|   Jornal da Ordem Edição 4.301 - Editado em Porto Alegre em 20.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

07.02.11  |  Trabalhista   

Não reconhecido vínculo empregatício de orientador bíblico com igreja evangélica

Orientador bíblico de igreja evangélica não é profissão, mas missão de caráter religioso. A definição faz parte de acórdão da 1ª Turma do TRT1 que não reconheceu o vínculo de emprego entre um orientador bíblico e a União Norte Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia – Missão Maranhense. Por unanimidade, os desembargadores do Tribunal julgaram que as atividades exercidas pelo membro da igreja evangélica não caracterizam relação de emprego com a entidade religiosidade.

Segundo o acórdão, as tarefas como o canto, a pregação, a recepção e a visitação realizadas pelo orientador bíblico decorrem da sua convicção religiosa com o objetivo de divulgar a fé e são de natureza “essencialmente espiritual”. De acordo com a decisão judicial, “não se trata de uma profissão, mas de uma missão”.

O relator do processo, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, explica que pela legislação e seguindo jurisprudência sobre a matéria “as regras que disciplinam a relação de emprego não são aplicáveis ao membro da instituição religiosa, eis que exercidas por vocação religiosa, destinadas à assistência espiritual e à divulgação da fé. O trabalho religioso afasta a subordinação jurídica”.

A decisão dos desembargadores manteve a sentença do juízo da 1ª Vara do Trabalho de São Luís, que julgou improcedente o pedido de vínculo empregatício ao orientador bíblico.


Fonte: TRT1

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro