|   Jornal da Ordem Edição 4.322 - Editado em Porto Alegre em 19.06.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

10.06.13  |  Advocacia   

Na sétima semana de trabalhos, Coordenadoria das Subseções esteve em 18 OABs do Interior

Até agora, a CSS já percorreu 84 das 106 OABs do Estado. Na última quarta, quinta e sexta-feira, foram visitados os advogados de São Sebastião Caí, Farroupilha, Garibaldi, Bento Gonçalves, Veranópolis, Nova Prata, Guaporé, Marau, Passo Fundo, Sarandi, Nonoai, Erechim, Getúlio Vargas, Tapejara, Sananduva, São José do Ouro, Lagoa Vermelha e Casca.


Por meio da Coordenadoria das Subseções (CSS), o projeto de interiorização e regionalização da OAB/RS, que iniciou no mês de abril, percorreu na última quarta, quinta, e sexta-feira, as OABs de São Sebastião Caí, Farroupilha, Garibaldi, Bento Gonçalves, Veranópolis, Nova Prata, Guaporé, Marau, Passo Fundo, Sarandi, Nonoai, Erechim, Getúlio Vargas, Tapejara, Sananduva, São José do Ouro, Lagoa Vermelha e Casca.

Até agora, o coordenador das subseções e conselheiro seccional Jorge Fara, já esteve em 84 das 106 OABs, com o intuito de verificar quais são as reais necessidades das subseções, para que posteriormente esse levantamento seja entregue ao presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, para que ele, em conjunto com a diretoria, defina as prioridades de investimento da entidade, assim como elabore um plano de gestão para a Ordem gaúcha.

A todas as subseções, o coordenador da CSS destacou os benefícios que o projeto de regionalização e interiorização da Ordem gaúcha, que foi apresentado no último Colégio de Presidentes de Novo Hamburgo, trará para a Ordem gaúcha. "Ao dividirmos as OABs do Estado em oito regiões, (grande Porto Alegre, Litoral, Serra, Planalto, Missões, Central, Fronteira e Costa Doce) podemos realizar fóruns de debates mais localizados, pois as comarcas vizinhas têm as suas peculiaridades que devem ser discutidas entre elas", relatou o dirigente. E ainda acrescentou: "esse projeto tem o objetivo de trazer a seccional para debater e viver diretamente as realidades de todas as subseções", afirmou Fara.

Confira o que foi tratado nas reuniões:

São Sebastião do Caí

No primeiro encontro do roteiro de interiorização e regionalização da OAB/RS, Fara foi recebido pelo presidente, Marcelo Jose Machado Volkweiss e pela sua diretoria.

Entre os principais pontos debatidos, estiveram a necessidade de mais cursos presenciais e telepresenciais da Escola Superior de Advocacia (ESA), principalmente os que abordam o processo eletrônico.

Machado também relatou a importância de realizar uma aproximação entre a Ordem local, as universidades, e os profissionais que recém estão saindo da faculdade. "Precisamos que os advogados estejam desde cedo conectados com a OAB/RS", afirmou o presidente.

Por fim, foi destacada a necessidade de ampliação dos convênios da CAA local, para disponibilizar aos advogados maiores facilidades e descontos.

Farroupilha

O presidente da subseção, Luciano da Rocha Paesi, salientou que uma das principais demandas da Ordem local é a melhora nos equipamentos de tecnologia, principalmente devido à necessidade de utilização do processo eletrônico.

Dentro da mesma necessidade, Paesi reforçou a importância da realização de capacitação aos profissionais e também aos funcionários da subseção, sobre o processo eletrônico. Por fim, foi relatado o desejo da OAB local de continuar com um trabalho de aproximação dos profissionais da cidade, assim como uma valorização dos advogados perante a sociedade.

Também esteve presente na reunião, o conselheiro seccional Daniel Junior de Melo Barreto.

Garibaldi

Na reunião com Fara, a presidente, Claudia Brosina, o tesoureiro, Luiz Fernando Ponsoni, advertiram que um dos principais problemas enfrentados na Ordem local é relativo ao déficit de tecnologia para utilizar o processo eletrônico. "Precisamos equipar a nossa sala no Foro de Garibaldi e Carlos Barbosa para que os advogados possam usar corretamente a ferramenta", salientou a presidente.

A dirigente também apontou problemas na prestação jurisdicional de Carlos Barbosa, o que acarreta uma morosidade no andamento dos processos. Também foi afirmada a intenção de contar com mais palestras presenciais na subseção, principalmente as que abordam o processo eletrônico.

Também esteve presente na reunião, o conselheiro seccional Daniel Junior de Melo Barreto.

Bento Gonçalves

Em reunião com os advogados locais e os dirigentes da subseção, Fara falou da importância da capacitação de funcionários e também dos advogados da subseção para que eles estejam habilitados a lidar com o processo eletrônico.

O presidente, Felipe Panizzi Possamai, relatou que a ferramenta já é uma realidade para a advocacia e comentou sobre a necessidade da melhora dos equipamentos tecnológicos para lidar com a ferramenta.

A diretoria também falou sobre a necessidade de um maior controle dos cadastros dos advogados na subseção.

No final, foi destacada a importância de capacitação para os conselheiros da subseção, quanto aos procedimentos de instrução de processos no TED, e também no aperfeiçoamento dos advogados no processo eletrônico.

Também estiveram presentes na reunião, os conselheiros seccionais Daniel Junior de Melo Barreto, e Josana Rosolen Rivoli.

Veranópolis

A presidente Justina Ines Rizzatti Tedesco, juntamente com a sua diretoria, manifestou o desejo de começar a transmitir os cursos telepresenciais oferecidos pela ESA. "Essa é uma maneira de atingir um dos objetivos da nossa gestão, que é buscar ao máximo a qualificação profissional dos advogados", destacou.

Além disso, um dos focos da atual diretoria, também foi afirmado que outro ponto de destaque é a tentativa de aproximação entre os advogados e a Ordem local. No final, também foi constatado problemas na prestação jurisdicional na comarca, com relação à falta de funcionários no poder Judiciário.

Nova Prata

A criação do um Juizado Especial Federal e de uma Vara Judicial foram os principais pontos discutidos entre o presidente da subseção, Gustavo Bodanese Prates, e Fara.

"Essas medidas irão beneficiar os advogados de toda a comarca e também de toda a região", salientou o dirigente.

Outro pleito no mesmo sentido é a implementação da Vara do Trabalho na comarca. O presidente local também destacou que um dos objetivos da gestão é a realização de mais cursos presenciais para qualificar os advogados, assim como o treinamento dos conselheiros da subseção para instruir processos no Tribunal de Ética e Disciplina (TED).

Guaporé

O presidente Francisco Lucio Salvagni recepcionou o coordenador das subseções, e indicou a necessidade de um treinamento para os conselheiros locais quanto às instruções de processos no TED.

Em seguida, o presidente indicou que os dois principais objetivos da gestão são: a instalação de um posto avançado da Justiça do Trabalho, assim como um posto do Juizado Especial Federal na Comarca. "Isso trará mais agilidade na tramitação dos processos", observou Salvagni.

No final, também foi indicado a necessidade de realizar mais convênios para a CAA local.

Marau

"A qualificação constante dos profissionais na cidade, principalmente pelo aumento do número de cursos presencias disponibilizados pela ESA", esse foi um dos principais pleitos da gestão da OAB local.

O presidente da subseção, Marcelo Vezaro também colocou a postulação de uma sala na Justiça do Trabalho, como uma das necessidades da Ordem local que precisa ser atendida. No final, a dirigente relatou que "é necessário que a classe seja cada vez mais valorizada, por isso estamos buscando o aumento de benefícios, tais como a ampliação de convênios para a CAA local", afirmou Vezaro.
Passo Fundo

No primeiro roteiro do segundo dia de viagem, Fara foi recebido pelo vice-presidente, Iran James Palicer Cairos. O dirigente destacou a necessidade de regionalização da ESA.

Sobre os objetivos da gestão, os demais membros presentes relataram a importância da aproximação dos advogados com a comunidade local, assim como a ampliação dos convênios e planos da CAA.

Outro fator destacado foia necessidade de fomentar nos advogados locais, a importância da realização de  um plano de previdência. De acordo com Fara, que é presidente da OABPrev, atualmente muitos profissionais sequer tem o plano público de previdência. "Precisamos conscientizar os advogados de que é necessário pensar no seu futuroe de sua família", afirmou Fara.

Também esteve presente na reunião, a secretária-geral da CAA/RS, Cinara Frosi Tedesco.

Sarandi

A presidente Jaqueline Maria Salla Krieling, juntamente com a sua diretoria, relatou a necessidade de capacitação para os advogados da subseção e também aos profissionais da OAB local, sobre o processo eletrônico.

Outro pleito foi o treinamento dos conselheiros da subseção quanto aos processos administrativos do Tribunal de Ética e Disciplina.

"Uma preocupação que possuímos é o aumento do número de advogados da região com o certificado digital", relatou Jaqueline. De acordo com Fara, é urgente conscientizar os profissionais para a importância desse procedimento, pois sem ele, não é possível atuar no processo eletrônico.

Nonoai

O presidente, Jair José Reck, e o vice-presidente, Daniel de Paula Pereira, recepcionaram Fara em sua terceira visita nesta quinta-feira. A principal reinvindicação foi com relaçãoà melhora dos equipamentos tecnológicos da subseção, devido ao processo eletrônico. "Também precisamos de um treinamento para que os nossos funcionários estejam capacitados para atender todos os advogados que tenham qualquer dúvida na utilização dessa ferramenta", finalizou o dirigente.

Erechim

O presidente Alessandro Bonatto, em conjunto com a sua diretoria, recebeu Fara na sede da subseção. A principal preocupação dos dirigentes é a conscientização dos advogados quanto ao certificado digital. "Um dos objetivos da nossa gestão é realizar uma campanha de inclusão digital dos profissionais da região, pois os advogados devem se qualificar para conseguirem atuar plenamente no processo eletrônico", destacou Bonatto.

Seguindo no mesmo objetivo de aperfeiçoamento, o dirigente afirmou a importância de a Ordem local contar com os cursos telepresenciais da ESA. Por fim, foi destacado o desejo de que os advogados e a OAB estejam cada vez mais participativos e incluídos na comunidade de Erechim.

Também esteve presente o conselheiro seccional, Alexandre Bisognin Lyrio, que frisou a preocupação do conselho seccional OAB/RS quanto à inclusão dos advogados no processo eletrônico.

Getúlio Vargas

De acordo com o presidente, Eliandro dos Santos, a comarca apresenta  problemas de prestação jurisdicional, e para sanar as dificuldades é necessário o provimento de cargos para o judiciário.

Também foi relatada a necessidade de adequação dos equipamentos tecnológicos da Ordem local para que a subseção possa se aparelhar para enfrentar o processo eletrônico. Dentro do mesmo pleito, foi feita a reivindicação de cursos que instruem o advogado como utilizar a ferramenta.

No final, foi relatada a necessidade de fazer um treinamento com os conselheiros da subseção sobre como proceder em processo do TED.

Tapejara

O presidente Claudio Antonio Biasi, e o vice-presidente, Romoaldo Pelissaro destacaram a necessidade de mais cursos presenciais para os advogados da região, com principal enfoque na gestão dos escritórios. "Muitos profissionais não sabem gerenciar corretamente seus negócios", afirmou Biasi.

Além de adequações da sede, os dirigentes frisaram uma das maiores preocupações da gestão local, que é a conscientização dos profissionais locais quantos à previdência. Como presidente da OABPrev, Fara lembrou que no Estado muitos advogados não contribuem com a previdência pública. "Devemos criar uma maneira de conscientizar as pessoas da importância desse benefício", destacou o dirigente.

Sananduva

No encontro entre o tesoureiro, Everton Lauermann, e a Coordenadoria das Subseções, o dirigente frisou que a qualificação dos profissionais locais é uma das principais metas da gestão: "queremos através dos cursos presenciais e telepresenciais, trazer assuntos que sejam de interesse da advocacia e contribuam para o aperfeiçoamento profissional de todos na cidade", afirmou.

Após, Fara destacou que a ESA promoverá cursos nesse sentido, principalmente sobre o processo eletrônico. "Precisamos que os advogados e, ao menos, um funcionário da subseção esteja amplamente qualificado para conseguir lidar com essa nova ferramenta, pois não podemos torná-la uma forma de exclusão para os  profissionais da advocacia", finalizou Fara.
São José do Ouro

O principal objetivo da gestão, colocado pelo presidente, Sérgio Antônio Nunes Stédile, é a valorização dos advogados locais. "Precisamos realizar esse processo, principalmente pregando a respeito ao pagamento de honorários advocatícios", destacou o dirigente.

Outro pleito da subseção, é a adequação da Ordem local para a utilização do processo eletrônico. De acordo com o dirigente, é  necessário realizar uma melhora nos equipamentos tecnológicos na sede do Fórum, assim como promover cursos e treinamentos para os advogados.

Por último, foi colocada necessidade da realização de mais convênios para a CAA local.

Lagoa Vermelha

O presidente, Giovani Quadros Andrighi, juntamente com toda a sua diretoria, alertou ao coordenador das subseções, da necessidade da instalação de um posto avançado do Juizado Especial Federal na comarca. "Isso será um benefício não apenas para os advogados locais, mas de toda a região", destacou. 

Em seguida, foi colocada a necessidade da subseção realizar um trabalho mais focado no auxílio do advogado com relação ao processo eletrônico. "Aqui na nossa cidade, possuímos um internet precária, portanto é muito difícil pensar na implementação dessa ferramenta município, mas sabemos que isso já é uma realidade, e precisamos estar preparados para ela", analisou o dirigente.

Por fim, a diretoria afirmou que uma das principais metas da Ordem local é a defesa intransigente das prerrogativas dos advogados.

Casca

A maior preocupação dos advogados de Casca é com relação ao processo eletrônico e também a certificação digital, garantiu a presidente, Nadya Regina Gusella Tonial.

Ao ouvir os anseios da Ordem local, Fara afirmou que a OAB/RS irá disponibilizar cursos para que os advogados, e também os funcionários, se qualifiquem e consigam utilizar a ferramenta na sua plenitude.

Com relação à certificação digital, Fara frisou aos dirigentes a importância da conscientização dos advogados locais na realização do certificado: "essa é a maneira como podemos acessar e utilizar o processo eletrônico, pois sem a assinatura digital, em breve, não poderemos mais exercer a advocacia", afirmou o dirigente.

Nadya também afirmou que a subseção irá trabalhar junto  às universidade locais para que o jovem advogado esteja cada vez mais integrado com OAB de Casca.

João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.75

 

 

 


 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro