|   Jornal da Ordem Edição 4.291 - Editado em Porto Alegre em 06.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

24.03.15  |  Advocacia   

Na Bahia, Lamachia desagrava jovem advogada ofendida no exercício profissional

Na Bahia, Lamachia desagrava advogada ofendida no exercício profissional

Na Bahia, Lamachia desagrava advogada ofendida no exercício profissional

O ato ocorreu na I Conferência Nacional do Jovem Advogado. “Quem mexe com o advogado, mexe com todos nós, 850 mil integrantes da classe”, afirmou o vice-presidente do CFOAB.

Durante a I Conferência Nacional do Jovem Advogado, nesta sexta-feira (20), em Porto Seguro (BA), o vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, conduziu sessão de Desagravo Público à advogada Inahani Santos Confolonieri, ofendida no exercício profissional pela juíza titular da Vara do Trabalho local. O evento foi promovido Conselho Federal da OAB, em conjunto com a seccional baiana e a subseção de Porto Seguro.

Lamachia classificou o ato de desagravo como um dos momentos mais respeitáveis da profissão do advogado. “Inahani, estou com a voz embargada porque você nos deu uma aula de como ser advogada. Quem mexe com o advogado, mexe com todos nós, e quem desrespeita um advogado, não desrespeita somente os 850 mil integrantes da classe, mas desrespeita a democracia e a cidadania”, apontou.

Segundo Lamachia, quem atenta contra a independência e a liberdade do advogado, atenta contra o próprio Estado Democrático de Direito. “A maturidade de uma democracia se explica pelo respeito das autoridades às normas constitucionais. O agente público deve agir sempre em nome do cidadão e em respeito ao cidadão, jamais confundindo autoridade com autoritarismo”, declarou.

O presidente da OAB Bahia, Luiz Viana, usou uma metáfora para simbolizar a luta pela valorização do advogado. “Juntos, enfrentamos as onças, mas sozinhos viramos comida delas”.

O conselheiro federal pela OAB/BA, Maurício Santos, que preside a Comissão de Prerrogativas da Seccional, leu o ato de desagravo à advogada e lembrou que faltou urbanidade e civilidade por parte da magistrada.

Emocionada, Inahani agradeceu à Ordem pela postura. “Meu sincero ‘obrigada’ ao presidente de minha subseção, José Arruda, porque se mostrou um profissional de palavra e jamais me abandonou, ao Luiz Viana e ao Fabrício Oliveira, por igual, bem como ao Conselho Federal da OAB, pela unanimidade no reconhecimento. Se for para tomar partido, tomo por parte dos 850 mil guerreiros que somos. Nasci advogada e muito me orgulho desta profissão”, disse ao final do Desagravo Público.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro