|   Jornal da Ordem Edição 4.308 - Editado em Porto Alegre em 29.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

17.11.11  |  Diversos   

Mulher que sofreu aborto após usar remédio será indenizada

O fato ocorreu porque o médico não realizou exame para detectar gravidez da paciente antes de prescrever o medicamento.

O Município de Fortaleza (CE) foi condenado pela Justiça a indenizar, em R$ 54.500,00, por danos morais, uma mulher que sofreu aborto após tomar medicamento indicado por um médico do posto de saúde. A decisão é da 1ª Vara da Fazenda Pública do Fórum Clóvis Beviláqua.

A paciente foi ao posto de saúde, no bairro Vila União, depois de sentir fortes dores abdominais. Durante a consulta, apresentou exames realizados anteriormente, inclusive um que indicava a presença de ascaris lumbricoides. O médico plantonista prescreveu o medicamento Albendrox 400 mg.
Ela afirmou ter feito uso do produto conforme indicado. Porém, as dores continuaram e a autora acabou surpreendida com a expulsão de seu feto, com 6 meses de gestação. Por esse motivo, ajuizou ação requerendo o pagamento de 1 mil salários mínimos pelos danos morais sofridos.

O Município, na contestação, alegou que o aborto não ocorreu por ação ou omissão do profissional. Sustentou que a paciente, em nenhum momento, comprovou a gravidez.

Segundo o juiz Marcelo Roseno de Oliveira, mesmo a vítima não tendo conhecimento da gravidez, o fato não poderia ter passado despercebido pelo médico. "O avançado estado da gravidez, posteriormente revelado com a morte do feto no sexto mês de gestação, poderia ser facilmente detectado pelo profissional ante um mero exame físico da paciente", disse.


Nº. do processo: 0023095-44.2005.8.06.0001

Fonte: TJCE

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro