|   Jornal da Ordem Edição 4.334 - Editado em Porto Alegre em 05.07.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

26.07.13  |  Dano Moral   

Mulher que foi impedida de doar sangue por diagnóstico de HIV será indenizada

O resultado errado foi fornecido duas vezes pelo hemocentro onde a autora tentou ser doadora.

Foi mantida sentença da comarca de Trindade (GO), que condenou o Estado ao pagamento de R$ 20 mil por danos morais, em razão de erro em exame de HIV. A decisão foi tomada em apelação cível e é da 2ª Câmara Cível do TJGO, que seguiu à unanimidade voto do relator, desembargador Leobino Valente Chaves (foto).

Segundo os autos, em 21 de julho de 2009,  uma mulher compareceu ao Hemocentro de Goiás (Hemog) para doar sangue, tendo o centro de coleta da unidade informado erroneamente que ela estaria infectada com o vírus. Em nova coleta, realiza no dia 27 desse mesmo mês, o Hemocentro procedeu exame complementar, e o resultado foi o mesmo. Desesperada, a doadora se submeteu a novo exame em outro laboratório, em outubro de 2009, tendo o resultado sido negativo.

Para Leobino Valente, o Hemog foi negligente, "sendo responsável pelo falso resultado de sua sorologia anti-HIV em dois exames". O relator destacou, ainda, que apesar da obrigatoriedade de informar  ao doador de sangue a existência de anomalias importantes identificadas quando dos testes laboratoriais, "inexiste nos autos qualquer prova de que o laboratório tenha contatado a apelada para cientificá-la a respeito do resultados".

Conforme observou  o relator, é evidente que o Hemocentro falhou na forma de comunicação, não atendendo os requisitos de informação clara e adequada dos serviços, conforme previsto no artigo 6º, III, do Código de Defesa de Consumidor. Por consequência, ressaltou o desembargador, "a apelada sofreu inúmeros transtornos com o falso resultado dos  exames realizados no mesmo laboratório, "gerando danos de ordem conjugal, familiar e social".

Apelação Cível: 87371-68.2010.8.09.0149

Fonte: TJGO

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro