|   Jornal da Ordem Edição 4.431 - Editado em Porto Alegre em 22.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

29.11.07  |  Diversos   

Motorista tem multas de trânsito anuladas

A Segunda Câmara Civil do TJ – MT deu provimento ao recurso de apelação feita por um motorista, declarando nulas as multas emitidas pelo Departamento Estadual de Transito (Detran/MT), que não teria notificado o infrator das multas adquiridas. Conforme o desembargador Donato Fortunato Ojeda, o direito constitucional de ampla defesa autoriza o cancelamento das multas.

O apelante interpôs em Segunda Instância a sentença emitida pela 1ª Vara da Fazenda da Comarca de Rondonópolis, que concedeu segurança apenas para desvincular o licenciamento/transferência do veículo ao pagamento das multas. Segundo Donato Ojeda, o próprio STJ já deixou bem claro que é inequívoco o conhecimento das notificações que condizem às infrações de trânsito. Para ele, cabe ao órgão de transito provar que notificou o proprietário, e não o contrário.

No caso, o Detran não comprovou com clareza ter feito as notificações, nem a aplicação da pena decorrente das infrações de trânsito. Assim, o desembargador do processo, fundamentado no artigo 131, § 2º, do Código Brasileiro de Transito, considerou "plenamente admissível a declaração de nulidade das referidas multas pela via mandamental". (37623/2007)

.........
Fonte: TJ - MT

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro