|   Jornal da Ordem Edição 4.305 - Editado em Porto Alegre em 24.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

18.08.08  |  Diversos   

Ministra vai ao CNJ contra atuação de juiz gaúcho

A ministra-chefe da Secretaria dos Direitos da Mulher, Nilcéa Freire, encaminhou ao CNJ representação em que protesta contra outro juiz que se nega a aplicar a Lei Maria da Penha, que criminaliza a violência doméstica contra a mulher. O mais recente alvo foi o juiz gaúcho Marcelo Mezzono, que atua no município de Erechim e decidiu extinguir 32 processos por considerar a Lei Maria da Penha inconstitucional. Para conferir a matéria completa sobre o magistrado que não acatou medidas preventivas da Lei Maria da Penha, clique aqui.

"A atitude desses juízes é flagrantemente machista. Em suas decisões eles sequer chegam a apresentar qualquer embasamento teórico e acabam expondo argumentos que refletem preconceito e discriminação contra a mulher", lamentou a ministra, que já havia enviado ao CNJ outra representação no início do ano.

De acordo com Nilcéa, a Secretaria dos Direitos da Mulher vem recebendo denúncias, através do telefone 180, de casos de descumprimento da Lei Maria da Penha. A primeira delas foi contra o juiz Edilson Rumbelrsperger Rodrigues, do município mineiro de Sete Lagoas, que já está respondendo a processo disciplinar. Por conta da posição dele, o TJMG foi obrigado a reformular 70 sentenças que rejeitavam pedidos de medidas para proteger mulheres contra violência doméstica.



...........................
Fonte: CNJ e Redação do Jornal da Ordem

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro