|   Jornal da Ordem Edição 4.325 - Editado em Porto Alegre em 24.06.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

08.10.12  |  Diversos   

Militar garante acesso gratuito à Justiça

De acordo com o autor, se necessitasse pagar as custas de um processo, o sustento do seu lar, advindo exclusivamente do soldo, estaria comprometido.

Um policial militar garantiu a gratuidade do acesso à Justiça de primeiro grau, em ação contra o Estado, após entrar com recurso. O caso foi julgado pela 4ª Câmara de Direito Público do TJSC, que reformou decisão da Comarca de São Carlos (SC).

Único provedor de seu lar, com esposa e dois filhos, o requerente afirmou que destina mais de metade de seus rendimentos para o pagamento de aluguel e manutenção da residência. Se necessitasse pagar as custas de um processo, o sustento do lar, advindo exclusivamente do soldo, estaria comprometido.

Segundo os desembargadores, o termo "necessitado" a que se refere a lei não deve ser interpretado restritivamente, como apenas miserável ou indigente. "O entendimento mais equitativo é o daquele que possui rendimento suficiente apenas para a manutenção própria e de sua família, não dispondo de recursos para custear os ônus de uma demanda judicial sem prejuízo da economia familiar", lembrou o desembargador José Volpato de Souza, relator da matéria. A votação da Câmara foi unânime

Apel. Cível nº: 2012.024347-0

Fonte: TJSC

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro