|   Jornal da Ordem Edição 4.284 - Editado em Porto Alegre em 24.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

31.07.08  |  Consumidor   

Mesmo que culpa seja de terceiros, cadastro ilegal no SPC e Serasa é de responsabilidade de empresa

A Brasil Telecom foi condenada a indenizar em R$ 5 mil um cliente que teve seu nome inscrito indevidamente no SPC e Serasa. No caso, uma terceira pessoa, não identificada, usou seus documentos. Para o juiz da 12ª Vara Cível, Fábio Filgueira, e para os desembargadores que compõe a 1ª Câmara Cível do TJRN, essa circunstância não exime a responsabilidade da empresa, que deverá assumir a responsabilidade.

A Brasil Telecom recorreu da decisão da primeira instância alegando que a culpa foi de terceiro. Já o cliente queria majorar o valor da reparação. Entretanto, para a 1ª Câmara, a decisão já proferida atendeu aos princípios da razoabilidade e proporcionalidade, não precisando ser reformada.

Quanto às circunstâncias e o grau de culpa da empresa, os desembargadores constataram que a Brasil Telecom contribuiu para sua ocorrência por não ter sido diligente ao lançar o nome do autor nos órgãos de proteção ao crédito. (Proc. n.º 2008.002378-9)



.............
Fonte: TJRN

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro