|   Jornal da Ordem Edição 4.295 - Editado em Porto Alegre em 10.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

08.10.12  |  Criminal   

Mantida prisão preventiva de homem que estuprou vizinha

De acordo com a decisão, a gravidade do delito e a violência empregada em sua consumação denotam a periculosidade do acusado e legitimam seu encarceramento.

Um homem acusado de estuprar sua vizinha, durante carona rotineira oferecida por ele, teve prisão preventiva mantida. O caso foi analisado pela 3ª Câmara Criminal do TJSC, que manteve decisão de 1ª instância.

De acordo com os autos, a prisão em flagrante deu-se em 14 de julho de 2012, logo após a prática, em tese, do estupro. Conforme a denúncia, a vítima, uma mulher de 48 anos, ao pegar carona com o acusado, foi por ele levada até uma rua deserta e violentada sexualmente, o que lhe acarretou lesões, constatadas em laudo pericial.

A decisão de 1ª instância converteu a prisão em flagrante para preventiva. A defesa, inconformada, recorreu e sustentou que o acusado não poderia estar recolhido à prisão, em razão do decurso de 10 dias - o que violaria o art. 38 da Lei n. 10.409/2003. Além disso, trata-se de réu primário, com bons antecedentes e trabalho fixo. Por fim, invocou o princípio da presunção de inocência.

A Câmara decidiu mantê-lo em cárcere por entender que há fortes indícios de autoria. Nas assertivas do relator do processo, desembargador Torres Marques, é preciso "acautelar a ordem pública [...] para assegurar a credibilidade da justiça, tendo em vista a gravidade do delito e a violência empregada em sua consumação, o que denota a periculosidade do agente e legitima seu encarceramento. Não bastasse, o paciente é vizinho da vítima, o que constitui mais um elemento justificador da necessidade de sua permanência no cárcere." A votação foi unânime.

Habeas Corpus nº: 2012.049580-4

Fonte: TJSC

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro