|   Jornal da Ordem Edição 4.326 - Editado em Porto Alegre em 25.06.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

28.01.14  |  Diversos   

Mantida aposentadoria por invalidez de ajudante de montagem

A decisão foi sustentada devido a baixa escolaridade do autor, que não teria condições de ser competitivo no mercado de trabalho.

A sentença de 1º grau, que obrigou o INSS a aposentar por invalidez um ajudante de montagem foi mantida, por unanimidade, pelos desembargadores da 4ª Câmara Cível do TJMS.

A autarquia recorreu da sentença, alegando que o segurado não preencheu os requisitos legais necessários à percepção do benefício de aposentadoria por invalidez, porque o perito concluiu pela incapacidade parcial do obreiro, com possibilidade de readaptação para outras funções, o qual tem apenas 34 anos, possuindo condições de trabalhar outras em atividades.

Quanto aos juros de mora e à correção monetária, o INSS entende que devem ser observados os índices da caderneta de poupança, independentemente da data do ajuizamento da demanda contra o Poder Público. Esclarece que a aludida correção deve ser aplicada a partir da citação. Pediu ainda para que fosse isenta das custas processuais e da condenação de pagar os honorários da parte vencedora.

Caso foi que o ajudante de montagem sofreu acidente de trabalho em março de 2004, e ficou recebendo auxílio-doença até janeiro de 2012, data que a sentença fixou como início da aposentadoria, com o valor de R$ 986,41.

Seguindo o mesmo entendimento do juiz, o relator do processo, desembargador Josué de Oliveira, acredita que, apesar de o laudo realmente ter apontado que o aposentado poderia exercer outras funções, porém, devido à sua baixa escolaridade, não teria condições de ser competitivo no mercado de trabalho, motivo pelo qual deve ser mantida sua aposentadoria.

O desembargador alterou, entretanto, o termo inicial dos juros, que deverá ocorrer a partir da citação válida, nos termos da Súmula n. 204 do STJ, e ao pagamento das custas, que deverá suceder ao final do processo.

Processo: 0004295-90.2012.8.12.0021

Fonte: TJMS

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro