26.04.12 | Advocacia
Mais uma estrutura no Interior: inauguração da sede da OAB Vacaria mobiliza advocacia
A solenidade contou com o auditório e as demais dependências do prédio da subseção lotados e teve, ainda, a presença de todas as autoridades do município. Adaptando trecho do Hino Rio-Grandense, Lamachia citou que: "sirvam as façanhas dos advogados de Vacaria de modelo a toda terra".
O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, juntamente com o presidente da subseção de Vacaria, Otto Júnior Barreto, inaugurou a nova sede própria da Ordem local (Rua Vila Lobos, 55, bairro Carazinho). A solenidade ocorreu na noite desta quarta-feira (25), com o auditório e demais dependências lotados de advogados e autoridades.
Nos últimos anos, a seccional já inaugurou as sedes de Marau, Alvorada, Caçapava do Sul, Quaraí, Santo Antônio da Patrulha, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, São Sebastião do Caí, Santo Augusto, Alegrete, Cruz Alta e Cachoeirinha; além de ter concluído as ampliações das sedes de Santa Vitória do Palmar, São Leopoldo e Frederico Westphalen. Nesta sexta-feira (27), será inaugurada a sede própria da OAB Igrejinha e, em breve, a de São Borja.
Compuseram a mesa ainda, representando o CFOAB, conselheira federal Cléa Carpi da Rocha; o presidente da CAA/RS e da Concad, Arnaldo Guimarães; o prefeito de Vacaria, Elói Poltronieri; o presidente da Câmara Municipal, vereador Dagmar Dengo; o juiz-diretor do Foro de Vacaria, Mauro Freitas Silva; representando o MP, promotor de Justiça Luiz Augusto Gonçalves; a defensora pública da Comarca, Regina Celia Rizzon Borges; representando a Justiça do Trabalho, juiz Marcelo Papaléo de Souza; e representando a Polícia Civil, delegado Estevam Mazine.
Estavam presentes também o vice-presidente da OAB/RS e presidente da Cooperativa de Créditos dos Advogados do RS, Jorge Maciel; o secretário-geral da CAA/RS, Daniel Barreto; o coordenador das subseções da entidade, conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; os conselheiros seccionais Olavo Amaro Cairon e Vitor Hugo Muraro; os ex-presidentes da OAB Vacaria, Doriber Guazzelli, Irineu Santos Lemos da Luz, Luiz Carlos Bossle da Costa, Afonso Viapiana e Teodoro Stedile Ribeiro; o delegado da CAA local, Cesar Augusto dos Santos; o presidente da OAB Caxias do Sul, Marcelo Grazziotin, e membros de sua diretoria; o presidente da subseção de Lagoa Vermelha, Giovani Andrighi; e o conselheiro da OAB Montenegro, Antonio da Silva Pinto; entre outros.
A estrutura para os 330 advogados da subseção de Vacaria, que abrange ainda as cidades de Esmeralda, Pinhal da Serra, Muitos Capões, Monte Alegre e Campestre da Serra, está localizada ao lado do Foro, da Defensoria Pública e da futura sede do MP. O prédio conta com sala para atendimento de advogados, sala de reuniões, gabinete da diretoria e do Conselho da OAB, cartório do Tribunal de Ética e Disciplina, auditório para 70 pessoas destinado a palestras e cursos telepresenciais da Escola Superior de Advocacia, além de banheiros, cozinha e almoxarifado. A sede ainda possui um espaço da CAA/RS para realização de exames de glicose, colesterol, triglicerídeos e aferição de pressão, aplicação de vacinas, formalização de convênios e venda de produtos.
Antes dos discursos, foi feita uma apresentação da evolução da obra desde o lançamento da Pedra Fundamental até o dia anterior à inauguração. O vídeo emocionou os presentes, que aplaudiram de pé.
Após, Lamachia e Otto concederam o diploma do Cinquentenário da Advocacia para Ermano Varaschin. Em sua fala, o homenageado destacou os anos de luta para "chegar neste momento tão especial, na data em que Vacaria está em festa com sua sede".
Nos discursos, o juiz do trabalho, Marcelo Papaléo de Souza, saudou os advogados pela conquista, afirmando: "Espero que em breve a Justiça do Trabalho integre esse centro jurídico idealizado e concretizado pela OAB".
Pela Defensoria Pública, Regina Borges salientou que a Ordem é uma instituição irmã, a qual também garante o acesso à Justiça, enfatizando o orgulho de ser advogada: "Essa diretoria, em Vacaria, mostrou determinação para construir esse prédio".
Pelo MP, o promotor Luiz Augusto Gonçalves destacou que a antiga OAB não fazia jus a grandeza da entidade em Vacaria. "Agora, os advogados possuem uma estrutura digna da participação na sociedade. Em breve, nossas instituições vão estar juntas".
O juiz-diretor do Foro faz uma homenagem aos advogados pela capacidade de mobilização. Mauro Freitas Silva registrou que a indispensabilidade da advocacia para a administração da Justiça: "Essa sede representa a trincheira de defesa dos direitos e da cidadania".
O prefeito Elói Poltronieri e o presidente da Câmara Municipal, vereador Dagmar Dengo destacaram que o apoio dos Poderes Executivo e Legislativo para a conquista da doação do terreno para a subseção. Eles lembraram que a construção da sede da OAB quebrou paradigmas de uma entidade que cumpre papel fundamental na sociedade.
Em nome da CAA/RS, Arnaldo Guimarães citou a importância da integração da classe em Vacaria para a concretização de um sonho e do apoio da Caixa de Assistência. "O que vemos aqui é um exemplo de luta e coragem para fazer o que muitos consideravam quase impossível", afirmou.
Por sua vez, Cléa Carpi lembrou que a sede da OAB foi inaugurada nas comemorações de 80 anos da seccional. Ela ainda destacou que o único presidente gaúcho do CFOAB foi Raymundo Faoro, natural de Vacaria.
Com a voz embargada pela emoção, Otto Júnior Barreto disse que o momento marca os 52 anos da OAB Vacaria. "Não fiz nada sozinho. Contei com o grande apoio dos advogados da subseção que acreditaram e se engajaram neste sonho. Obrigado a cada colega e a comunidade, além do auxílio da Ordem gaúcha e da CAA/RS. Os advogados têm aqui a sua casa de defesa das prerrogativas, e também de toda a sociedade", afirmou.
Adaptando trecho do Hino Rio-Grandense, Lamachia citou que: "sirvam as façanhas dos advogados de Vacaria de modelo a toda terra". Segundo ele, "foi impressionante a capacidade de mobilização e de amor da classe a esta instituição: OAB. Parabéns a esta diretoria, liderada pelo Otto, pelo espírito aguerrido". O presidente da Ordem gaúcha afirmou que a sede foi viabilizada, em sua maioria, pela subseção e pelos advogados da Comarca. O dirigente ainda destacou a presença de todas as autoridades municipais na cerimônia – o que representa a importância da OAB para a comunidade.
Após, houve jantar comemorativo no Clube União Operária.
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759