|   Jornal da Ordem Edição 4.258 - Editado em Porto Alegre em 18.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

08.11.12  |  Magistratura   

Mais de 1,5 mil processos estão abertos contra magistrados

É possível que os referidos procedimentos atinjam somente 10% do total de julgadores brasileiros, pois vários deles são visados em mais de um processo ou representação.

Estão em andamento nos Tribunais de Justiça dos 26 Estados e do Distrito Federal 1.582 sindicâncias ou processos administrativos, abertos pelas respectivas corregedorias contra os magistrados conveniados a estes órgãos. Os dados são do sistema de acompanhamento de processos disciplinares do CNJ.

O levantamento Justiça em Números, do mesmo órgão, revela que atuavam, até o final de 2011, 11.385 magistrados na 2ª instância estadual, sendo 10.142 juízes e 693 desembargadores.

Os juízos e os tribunais estaduais nos quais há mais sindicâncias e reclamações contra julgadores são os de Pernambuco (288), Maranhão (177) e São Paulo (153). Nesta terceira jurisdição - a maior do país - foram abertos 27 processos administrativos disciplinares.

No Rio Grande do Sul, há sete processos em curso exclusivamente contra juízes estaduais. Destes, o mais antigo é de janeiro de 2010; dois procedimentos foram arquivados. Na Justiça Federal são dois casos; no âmbito do TRT4, nenhum. Em Santa Catarina são sete processos abertos, um dos quais já está arquivado.

Os procedimentos podem ter em mira cerca de 10% do total de magistrados brasileiros, já que alguns deles são visados mais de uma vez. A grande maioria deles é constituída de representações e reclamações. A exceção é o TJPR, onde, dos 12 processos abertos, 11 são, efetivamente, administrativos disciplinares.

No Rio de Janeiro, os 53 processos em andamento são representações ou reclamações de terceiros, quase todas referentes à "imputação a magistrado de falta funcional" ou a "erro na condução do processo".  Não há registro de nenhum processo administrativo disciplinar em tramitação de iniciativa da Corregedoria.

No TJDF estão em andamento apenas um inquérito judicial e três representações.

Fonte: Espaço Vital

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro