|   Jornal da Ordem Edição 4.265 - Editado em Porto Alegre em 27.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

16.08.13  |  Concursos   

Limitação etária em concurso de bombeiro é considerada inválida

Mesmo tendo sido aprovado em todas as fases classificatórias, o candidato teve sua matrícula indeferida, sob a alegação de que não respeitou o limite etário previsto no edital, que tem 24 anos como a idade máxima.

Foi julgada procedente a ação movida por um cidadão contra o Estado de Mato Grosso do Sul, condenando-o a declarar inválida a limitação etária do edital de um concurso público, para que o autor permaneça no curso de formação para soldado bombeiro militar.  A decisão é do juiz Alexandre Tsuyoshi Ito, da 4ª Vara da Fazenda Pública e de Registros Públicos de Campo Grande (MS).

Narra o autor da ação que se inscreveu no concurso público para ingresso no curso de formação de soldado bombeiro militar e, mesmo sendo aprovado em todas as fases classificatórias, teve sua matrícula indeferida, sob a alegação de que não respeitou o limite etário previsto no edital, de que a idade máxima é de 24 anos.

O requerente disse que tal limitação é abusiva, pois não age de acordo com as atribuições do cargo a ser preenchido, até porque o teste de aptidão física tem a finalidade de avaliar as condições do candidato para exercer o cargo.

Em contestação, o Estado alegou que é constitucional o estabelecimento, pela Lei Estadual nº 3.808/2009, de requisitos diferenciados de admissão para a natureza que cada cargo exigir.

Ao analisar os autos para saber se a previsão contida no Edital de limitar a faixa etária para ingressar como soldado bombeiro militar do Estado de MS é ou não constitucional, o magistrado observou que "tal dispositivo padece de inconstitucionalidade, na medida em que não se ampara em critérios razoáveis e proporcionais".

Desta forma, o juiz concluiu que a limitação de idade prevista no edital precisa de um apoio legal e, assim, não pode continuar, pois "tais normas limitadoras de acesso a concursos públicos somente podem ser instituídas por meio de uma lei formal, que, por certo, há de ser constitucional".

Processo nº 0037668-75.2012.8.12.0001

Fonte: TJMS

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro