|   Jornal da Ordem Edição 4.299 - Editado em Porto Alegre em 16.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

23.05.14  |  Trabalhista   

Liminar que permitia acumulação de funções em Tribunal de Justiça é suspensa

Foi deferido pedido, pelo presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, de suspensão de liminar formulado pelo Estado da Bahia contra decisão que permitia a assessores do Tribunal de Justiça daquele estado (TJBA) o acúmulo de duas vantagens pecuniárias – a gratificação por condições especiais de trabalho (CET) e o adicional de função incorporado (AFI).

A liminar foi concedida por desembargador do TJBA em mandado de segurança impetrado pela Associação dos Servidores da corte estadual (Assetba). A entidade questionou, no mandado de segurança, acórdão do próprio tribunal, que havia indeferido requerimento pelo qual os assessores de desembargadores pretendiam acumular as duas gratificações.

Na SL 782, o Estado da Bahia alega que a liminar provoca grave lesão à ordem pública. Segundo o procurador-geral do estado, a vantagem denominada AFI foi substituída, na legislação estadual, pela gratificação intitulada CET. Assim, os servidores que têm direito ao AFI não fariam jus ao pagamento da CET. De acordo com as estimativas apresentadas, a manutenção da liminar corresponderia a cerca de R$ 7,7 milhões anuais.

Ao decidir, o ministro Joaquim Barbosa observou que, conforme evidenciado no acórdão, o AFI e a CET se referem a um mesmo fato – o exercício de função de assessor de desembargador do TJ-BA. "Nesse contexto, aparentemente viola a ordem pública o deferimento, por meio de liminar, da acumulação das duas vantagens", concluiu.

Com o deferimento do pedido, a liminar fica suspensa até o trânsito em julgado da decisão de mérito a ser prolatada no mandado de segurança em tramitação no TJBA.

Suspensão de Liminar: SL 782 Fonte: STF

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro