27.07.07 | Advocacia
Lideradas pela OAB entidades lançam novo movimento cívico contra a crise aérea, a corrupção e a violência
Um grupo de entidades da sociedade civil, lideradas pela OAB-SP, lança hoje (27) uma campanha publicitária chamada Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros. A intenção é “sensibilizar” os brasileiros a pararem durante um minuto, às 13 horas do dia 17 de agosto, quando o acidente com o avião da Tam completará 30 dias. O slogan do movimento é “cansei!”.
“Não se trata de um ato político, mas de uma manifestação cívica de cidadania e de amor ao Brasil”, afirma Luiz Flávio Borges D’Urso, presidente da OAB-SP. A articulação inicial foi feita por um grupo de empresários, entre eles João Dória Jr., organizador de eventos, Sérgio Gordilho, presidente da agência África, e representantes da Fiesp. Mas só a OAB vai assinar os comerciais.
O protesto silencioso reunirá artistas, personalidades, empresários, formadores de opinião e representantes de várias correntes religiosas em frente ao prédio da Tam Express, em São Paulo. O grupo acredita que o gesto será replicado em outras cidades.
A campanha da OAB-SP é uma seqüência à iniciativa pioneira da OAB-RS que lançou, em 13 de agosto - quatro dias antes do acidente com o avião da Tam - o movimento "Agora Chega!", para despertar a sociedade a reagir contra a corrupção e a impunidade.
As peças da nova campanha não levam a assinatura de agências ou produtoras, porque resultam da contribuição voluntária de publicitários, câmeras, fotógrafos, atores e produtores. Os organizadores não querem que o movimento seja caracterizado como antigoverno.
No entanto, os alvos declarados são a crise aérea, a corrupção e a violência - todos relacionados, de forma direta, ao poder público.
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759