|   Jornal da Ordem Edição 4.515 - Editado em Porto Alegre em 28.4.2025 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

28.04.25  |  Advocacia   

“Sem honorários dignos, não tem prerrogativa para ser defendida”, diz presidente da OAB/RS durante posse em Sapiranga

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, empossou, na quarta-feira (16), a nova diretoria da subseção de Sapiranga para o triênio 2025-2027. A advogada Aline Cristina Fernandes foi nomeada presidente, acompanhada pela diretoria: o vice-presidente, Jacson Zanini Sausen; a secretária-geral, Iara Teresinha Magajewski; o secretário-geral adjunto, Juliano Fontes; e o tesoureiro, Valdecir Mendonça Elói.

As fotos da cerimônia estão disponíveis no Flickr da OAB/RS

Em seu discurso, Lamachia destacou a importância dos honorários dignos como base para o exercício da advocacia e ressaltou a atuação institucional da OAB/RS na recente vitória obtida no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) que reconheceu a constitucionalidade da norma que reforça a observância dos valores recomendados pela OAB na fixação de honorários advocatícios por apreciação equitativa, assegurando maior segurança jurídica e valorização da advocacia.

“Sem honorários dignos, não tem prerrogativa para ser defendida, não tem escritório aberto. Por isso a importância do artigo 85 e dessa recente vitória que nós tivemos no TJRS, onde fomos despachar memoriais, conversamos com os desembargadores, mostramos a constitucionalidade do parágrafo 8º do artigo 85. É muita luta, mas nós estamos prontos, unidos e fortes como nunca para continuar todas as batalhas em defesa das prerrogativas da advocacia e dos nossos honorários”, afirmou o presidente.

Paridade e protagonismo

Também presente na cerimônia, a vice-presidente da OAB/RS, Claridê Chitolina Taffarel, destacou o papel das mulheres na advocacia e a importância da representatividade nas diretorias. “A chegada de uma mulher à presidência de uma subseção é muito importante para todas nós mulheres. A ocupação dos espaços de fala e de poder nos é sim muito importante, porque precisamos ainda superar muitas desigualdades, ainda que a nossa instituição seja a única no Brasil que possui paridade de gênero na composição dos seus órgãos diretivos”, afirmou.

Compromisso com a classe

A presidente da subseção de Sapiranga destacou o seu longo tempo de atuação na Ordem e o compromisso de fortalecer ainda mais a advocacia na região. “Mesmo já tendo dedicado 12 anos de trabalho de Ordem como conselheira e vice-presidente da subseção, ainda me sinto devedora de algo a entregar a essa instituição de que me orgulho tanto. A nossa essencialidade na administração da Justiça dá o tom e a dimensão do que é ser um advogado, uma advogada. Portanto, ser uma instituição forte, internamente coordenada e funcional, reverbera para a saúde democrática dessa nação – e dessa forma serão conduzidos os trabalhos nessa gestão”, declarou Aline.

Conselheiros da OAB Sapiranga

Durante a cerimônia, também foram empossados os conselheiros da subseção: Andre Rafael Weyermüller; Clarice Strassburger; Carlos Alberto Baierle Bangel; Ivani Bernadete Milani; Juliana Della Guistina Bagesteiro; Larissa Averbeck; Samuel Helmuth Behling; Dionara Vanessa Staczewski; Felipe Dal Ri; Fernanda Fett Lazaretti; Ismaique Henrique Soares Bitencourt; Sheila Grazieli de Siqueira Klein; Sirlete Regina Tondin Ramos; e Valdecir Mendonça Elói Júnior.

Presenças

Também participaram da solenidade: a vice-presidente da CAARS, Paula Grill; o ex-presidente da subseção de Sapiranga, José Antônio Ramos Fernandes; a delegada da CAARS da subseção de Sapiranga, Liliam Denise Schütz Maurer; a presidente da subseção de Novo Hamburgo, Juliana Cristina Martins da Silva; o secretário-geral adjunto da subseção de Novo Hamburgo, Frederico Costa de Boni; a presidente da subseção de Viamão, Renata Kerkhoff; o vice-presidente da subseção de Viamão, Paulo Oliveira; a procuradora-geral do município de Sapiranga, Lilian Monteiro; o prefeito de Araricá, Oseas Garcia; a assessora jurídica da Prefeitura de Araricá, Caroline Borges; o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Hartz, vereador Vagner Adalberto Surkampf; a presidente da Câmara de Vereadores de Araricá, vereadora Maele Ramão Garcia; a 2ª secretária da Mesa Diretora da Câmara de Nova Hartz, vereadora Márcia Rejane Scherer; o 1º sargento Jorge Pereira, representando o comandante do Pelotão de Bombeiro Militar de Sapiranga; o oficial dos registros públicos substituto de Sapiranga, Flávio Luís Wide; a tabeliã substituta de Sapiranga, Marieli Mueller Kettermann; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Sapiranga, Ademir Gerson Deitos; o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Sapiranga, Araricá e Nova Hartz (ACISA), Luiz Paulo Grings; entre outras autoridades.

 

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2025 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro