|   Jornal da Ordem Edição 4.584 - Editado em Porto Alegre em 05.08.2025 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

16.08.11  |  Advocacia   

Lamachia saúda “faxina ética” no governo e defende adoção imediata do Ficha Limpa para todos os escalões da administração pública

"A sociedade brasileira vê com esperança a atuação firme que vem sendo empreendida contra aqueles que, de forma inescrupulosa, tornam banal o saque ao erário público, verdadeiro escárnio com a sociedade", salientou o presidente da OAB/RS.

O presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, saudou, nesta terça-feira (16), a "faxina ética" que vem sendo realizada no âmbito da União Federal nos últimos dias. Segundo o dirigente, "o País precisa de uma atuação rígida frente aos desmandos que vem sendo cometidos ao longo dos anos na administração pública brasileira. Alguns políticos da chamada base aliada da presidenta da República estão mais interessados em continuar com os conchavos do que coibir a roubalheira que temos acompanhado. É chegada a hora dos homens públicos governarem mais para a sociedade e menos para os partidos", afirmou Lamachia.

O dirigente da Ordem gaúcha encaminhou, ainda, ofício saudando o posicionamento firme do senador Pedro Simon, que na sessão ocorrida na tarde de segunda-feira (15) no Senado, apelou aos demais parlamentares da base para que apoiem as ações moralizadoras do governo e boicotem a "greve branca" em que se recusariam a votar projetos de interesse do governo em represália às demissões ocorridas em ministérios controlados por partidos aliados.

A manifestação de Simon contou também com o apoio da senadora Ana Amélia Lemos, Cristovam Buarque, Mozarildo Cavalcante, Marcelo Crivella e Randolfe Rodrigues, que sugeriu, ainda, a formação de uma frentre suprapartidária de apoio à presidente Dilma Rousseff.

Lamachia defendeu, ainda, a adoção imediata dos princípios do Ficha Limpa para todos os escalões da administração pública. "Precisamos de um regramento que impeça o acesso de oportunistas aos lobbys, aos conchavos e aos atos que facilitam a corrupção e o desvio das verbas públicas".

"A sociedade brasileira vê com esperança a atuação firme que vem sendo empreendida contra aqueles que, de forma inescrupulosa, tornam banal o saque ao erário público, verdadeiro escárnio com a sociedade", salientou o presidente da OAB/RS.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2025 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro