|   Jornal da Ordem Edição 4.284 - Editado em Porto Alegre em 24.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

01.07.22  |  Advocacia   

Lamachia saúda aprovação do Projeto de Lei que garante destaque dos honorários na via administrativa

“A OAB do Rio Grande do Sul tem  trabalhado pela aprovação definitiva do PL 4830/2020, desde o início das discussões, pois compreendemos que sua aprovação aumentará a segurança ao profissional para recebimento dos valores acordados para o seu trabalho”, afirmou o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia quando da aprovação pela Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 4830/20 que permitiu o destaque de honorários advocatícios na esfera administrativa previdenciária.

De acordo com a proposta, o contrato de serviço assinado entre o advogado e o segurado será anexado ao processo administrativo, para que o INSS tome ciência do valor dos honorários. O texto determina que estes terão por base a tabela de preços da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A matéria segue agora para apreciação do Senado Federal.

Lamachia saudou o avanço do Projeto e afirmou que a alteração legislativa será uma conquista importante para a advocacia. “Compreendemos que a aprovação do PL 4830/2020 aumentará a segurança ao profissional para recebimento dos valores acordados para o seu trabalho. Do mesmo modo, irá valorizar e incentivar uma atuação cada vez mais técnica e especializada no âmbito administrativo, na busca conjunta de efetividade e justiça, além de contribuir para a dignidade e respeito ao advogado e ao cidadão”, ressaltou o dirigente da Ordem gaúcha.

O presidente da Comissão de Seguridade Social da OAB/RS (CSS), Tiago Kidricki acentuou a relevância desta aprovação. “Trata-se de uma medida em que todos ganham. A verba alimentar do advogado fica preservada, dando maior segurança para o pleito na via administrativa. Será mais uma conquista histórica para a advocacia previdenciária”, disse Kidricki.

Participação da OAB/RS

A OAB do Rio Grande do Sul externou o seu apoio ao Projeto e manteve uma postura atenta e atuante desde o início das discussões. Ainda em 2019, a Ordem gaúcha deliberou o pleito junto ao Conselho Federal da OAB para acompanhamento da edição das normas administrativas, visando o implemento de melhorias, dentre elas, a reserva de honorários por intermédio da juntada de contrato de honorários no processo administrativo (INSS) - objeto do referido projeto.

Ao longo do processo, publicou uma Nota Pública favorável e oficiou os deputados e deputadas por compreender que a alteração legislativa propiciaria mais um passo no tocante ao processo de virtualização no âmbito administrativo da Autarquia Previdenciária, garantindo tanto ao segurado quanto ao advogado devidamente habilitado a possibilidade do resguardo de direitos, bem como um processo de judicialização desnecessário.

Agora, em 2022 a OAB/RS se fez presente no Congresso Nacional conversando com os deputado Rodrigo Coelho e Ricardo Silva, bem como realizou articulações junto ao congresso com vistas à aprovação.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro