|   Jornal da Ordem Edição 4.315 - Editado em Porto Alegre em 10.06.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

05.04.12  |  Advocacia   

Lamachia rebate novas manifestações do governador do Estado

Dirigente reafirmou que a OAB/RS não se movimenta pelas paixões político-partidárias ou ideológicas.

Em entrevista a Rádio Bandeirantes AM 640 (clique aqui para ouvir a íntegra), nesta quarta-feira (04), o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, classificou como totalmente equivocados os argumentos do governador do Estado, Tarso Genro, que disse: "Estranho que nunca houve uma manifestação da entidade para apurar escândalos de corrupção do governo passado". Ele ainda acusou seus dirigentes de estarem agindo partidária e ideologicamente no movimento pelo investimento de 12% em saúde.

Para Lamachia, as declarações demonstram o quanto o governador esteve distante do Estado, ao longo dos últimos anos, desconhecendo os fatos aqui em andamento. O dirigente reafirmou que a OAB/RS não se movimenta pelas paixões político-partidárias ou ideológicas. A Ordem gaúcha tem compromisso com a independência. A bandeira da entidade é a bandeira do Estado Democrático de Direito, das instituições e da cidadania. Segundo o presidente da Ordem gaúcha, o governador quer reduzir o debate sobre a aplicação da lei que obriga os investimentos mínimos na área.

Desde 2007, ano em que assumiu a OAB/RS, a atual diretoria da entidade vem repudiando indícios de corrupção, tendo tido reconhecida atuação em episódios como o das denúncias relativas ao uso dos sistemas Guardião e de Consultas Integradas, de monitoramento eletrônico, operados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP/RS); ou ainda no processo de improbidade administrativa que o Ministério Público Federal move na Justiça Federal de Santa Maria contra pessoas citadas na fraude do Detran.

A Ordem, reunida com o secretário da Fazenda nos meses de abril e maio de 2011, já havia sugerido que um dos caminhos para o cumprimento de obrigações, como o pagamento de precatórios e RPVs, a saúde pública, o piso dos professores e outras demandas fundamentais para a sociedade gaúcha passam pela renegociação da dívida do Rio Grande do Sul com a União.

Lamachia reforçou que a entidade segue de portas abertas ao debate franco e leal, oferecendo apoio para buscar soluções em conjunto que beneficiem a sociedade, a qual tem compromisso constitucional de defender.


Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro