26.02.08 | Diversos
Lamachia prestigia aula inaugural de curso de especialização em Rio Grande
O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, viajou na tarde desta segunda-feira (25) para Rio Grande, visando prestigiar a aula inaugural do Curso de Especialização em Direito Público, promovido em uma parceria entre a Subseção de Rio Grande, a ESMAFE-RS, a Escola da Associação dos Juizes Federais do RS (AJUFERGS) e a Faculdade Meridional (IMED).
A aula inaugural, sobre o tema "Justiça e Medicamentos", foi ministrada pela desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler, no Plenário da Câmara de Veredeadores da cidade. Na mesa formada para a cerimônia, além de Lamachia e da palestrante, sentaram o presidente da subseção Rio Grande, Francisco Jose Soller de Mattos, o presidente da AJUFERGS, Adel Américo Dias de Oliveira; a diretora de Assuntos do Interior do Estado da AJUFERGS, Cláudia Maria Dadico; a procuradora do Município, Stela Maria Ferreira Simões; o vereador da Câmara de Rio Grande, Charles Saraiva e, o presidente da Diretoria Executava da IMED, Henrique Aniceto Kujawa.
Lamachia saudou a iniciativa da OAB Rio Grande, que além de garantir ao advogado da região um nível maior de especialização, aparece sobre a forma de uma parceria entre os advogados, os juízes e os membros do Ministério Público. Lamachia ressaltou que "eventos como esse demonstram o comprometimento da atual diretoria da Ordem. Representa muito para a advocacia gaúcha e brasileira."
"Todos nós, juízes, advogados, membros do Ministério Público, somos responsáveis pela prestação jurisdicional, e devemos, de uma forma absolutamente harmônica, caminhar, produzindo cursos como esses, de forma que iremos todos sair fortalecidos. Os juízes tem uma crescente demanda processual. Temos que criar mecanismos, soluções, e acima de tudo nos aprimorarmos cada vez mais. Fico realmente feliz quando vejo que a Ordem está participando como autora de um curso como esse, que está sendo realizado aqui em Rio Grande."
O presidente da subseção Rio Grande, Francisco Jose Soller de Mattos, definiu o curso como uma oportunidade do advogado da região aperfeiçoar-se. "Embora tenhamos duas faculdades aqui em Rio Grande, uma federal e uma particular, as especializações ainda são limitadas. E a Ordem, tomando a dianteira nesse processo juntamente com a ESMAFE, poderá determinar um novo momento para o advogado, para o operador de direito aqui da cidade", ressaltou o dirigente da OAB local.
Para Francisco de Mattos, os advogados de Rio Grande necessitavam de uma especialização, e que agora, com o curso e a procura por ele se tornando realidade,certamente esse será apenas o primeiro de vários que começarão a ser implementados. Também lembrou o alto gabarito e o investimento baixo que o advogado precisa fazer, pois "se tratam de duas instituições sem fins lucrativos e comprometidas com o aprimoramento das excências jurídicas. Nós podemos baratear ao máximo o valor das parcelas, de forma que ficou acessível para aqueles que se inscreveram no curso, pois não há a preocupação com o lucro financeiro", afirmou o presidente da subseção Rio Grande.
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759