
Atento aos principais debates que impactam o presente e o futuro do Rio Grande do Sul, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, esteve presente no XIII Fórum Econômico Gaúcho, realizado na quinta-feira (5), em Xangri-lá. O encontro reuniu lideranças públicas, empresariais e institucionais para discutir os rumos do desenvolvimento econômico do Estado.
Para Lamachia, iniciativas que fomentem o diálogo institucional são necessárias para promover o debate da construção de soluções voltadas ao Estado e aos interesses da sociedade gaúcha. “O Rio Grande do Sul precisa de discussões sérias e responsáveis sobre desenvolvimento, com olhar para geração de oportunidades e melhoria da qualidade de vida da população. A OAB/RS tem atuado de forma firme em pautas estruturantes para o Estado, inclusive no enfrentamento a propostas que impliquem aumento da carga tributária, pois entendemos que o crescimento sustentável exige equilíbrio fiscal, segurança jurídica e respeito ao contribuinte. Seguiremos cooperando com responsabilidade e diálogo para a construção de um ambiente mais justo e competitivo para todos”, reforçou.
O Fórum tem como propósito promover um debate qualificado sobre incentivos, financiamento, inovação, sustentabilidade, geração de emprego e renda, além de apresentar cenários e instrumentos voltados ao fortalecimento dos setores produtivos. A iniciativa, produzida pela Rede Pampa, dentro do Projeto RS Sustentável, com patrocínio do Banrisul, BRDE, Badesul, Rio Grande Seguros e Corsan, também abordou os impactos da Reforma Tributária, os novos comportamentos da economia e a inserção do Estado nos mercados nacional e internacional.
Presenças
Estiveram presentes no evento o governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; o vice-governador, Gabriel Souza; o deputado estadual Ernani Polo; o secretário de Turismo do RS, Ronaldo Santini; o secretário de Comunicação do RS, Caio Tomazelli; o presidente do Banco do Estado do RS (Banrisul), Fernando Lemos; o diretor de desenvolvimento do Banrisul, Fernando Postal; o diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ranolfo Vieira Júnior; o presidente do sistema Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Cláudio Bier; o presidente do sistema Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Domingos Verdi Lopes; o presidente do sistema Fecomércio, Luiz Carlos Bohn; presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul), Rodrigo Sousa; o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs), Delmar Albarello; o presidente da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Carlos Mecke; o presidente da Cotrijal, Ney Nicanor; o vice-presidente da Capital Seguros - Rio Grande Seguros, Cesar Saut; o CEO da Randon, Guilherme Cunha; o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin; o diretor de Relações Institucionais Aegea, Fabiano Dallazen; o presidente da Rede Pampa, Alexandre Gadret; o vice-presidente da Rede Pampa, Paulo Sérgio Pinto; a comunicadora da Rede Pampa Vera Armando; e o empresário Dody Sirena
Fonte: OAB/RS