|   Jornal da Ordem Edição 4.265 - Editado em Porto Alegre em 27.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

13.04.07  |  Magistratura   

Lacrado o gabinete do ex-vice-presidente do TRF da 2ª Região

O gabinete do ex-vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, desembargador José Eduardo Carreira Alvim, foi lacrado na manhã desta sexta (13)  por agentes federais, no Rio de Janeiro. O presidente do tribunal, desembargador federal Antônio Castro Aguiar não quis se pronunciar sobre a prisão do colega.

A ordem de lacre foi pedida pelo Ministério Público Federal e autorizada pelo relator do inquérito sigiloso que tramita no STF, ministro Cézar Peluso. A diligência foi cumprida por policiais federais.

O desembargador federal Carreira Alvim, um dos presos na "Operação Hurricane", é natural de Teixeiras (MG). Tomou posse no TRF da 2ª Região em 1º de julho de 1993.

Ele bacharelou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também colou o grau como Doutor. Fez curso de extensão cultural na "Ecole Nationale de la Magistrature" e Collège de Autes Études Européenne "Miguel Servet" - França.

Na Universidade Federal de Minas Gerais, foi professor-assistente interino do Departamento de Assistência Judiciária da Faculdade de Direito, nas áreas de Direito Civil, Direito Penal, Direito Administrativo e Direito Comercial do Trabalho; Orientador Forense nas áreas de Direito Civil e Direito Processual Civil e professor do curso de extensão em Organização Judiciária e Ética Profissional.

Ocupa a função de professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Foi diretor da Escola de Magistratura Regional Federal da 2ª Região - no biênio 2001/2003. Participante da Comissão de Estudos para alterações do Código de Processo Civil, Carreira Alvim possui extensa relação de palestras proferidas entre as quais "Os Direitos e Deveres do Advogado", "Os crimes contra a Administração Pública", "Os Pressupostos Processuais", "Os Pressupostos Processuais e as Condições da Ação".

Foi juiz de Direito do Estado de Minas Gerais, juiz do Trabalho substituto da 3ª Região (Minas Gerais), procurador da República e juiz federal, tendo sido nomeado para compor o quadro de desembargadores federais em 1993, onde até anteontem (11)  ocupava o cargo de vice-presidente.

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro