|   Jornal da Ordem Edição 4.283 - Editado em Porto Alegre em 23.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

05.06.07  |  Internacional   

Justiça da Índia impede aeromoças gordas de continuarem voando

Um tribunal indiano rejeitou na sexta-feira (1º) o apelo feito por um grupo de aeromoças que foram impedidas de voar por estarem acima do peso.  O tribunal decidiu que "a companhia aérea estatal Indian Airlines tem o direito de impedir que as aeromoças com sobrepeso embarquem, em nome da segurança do vôo e da crescente competição no setor".

O recurso sustentava que "a medida é humilhante".  A transportadora deu início a um sistema de avaliar as aeromoças baseada em sua altura e peso no ano passado. Como regra geral, nenhuma comissária de bordo pode pesar acima de 65 quilos.

O tribunal em Nova Déli decidiu em favor da empresa dizendo que com as aeronaves voando a altitudes mais elevadas, a segurança dos passageiros depende da habilidade da tripulação para fazer o seu trabalho. "Nenhuma companhia aérea pode se dar ao luxo de ser negligente em nenhum departamento, mesmo que seja a personalidade dos membros da tripulação ou seu condicionamento físico", disse a juíza Rekha Sharma.

O voto tem uma frase original: "se, por perseverança, o caramujo pode chegar à Arca de Noé, porque estas distintas senhoras não podem virar a balança." A juíza também rejeitou a tese das aeromoças de que a política da companhia aérea em relação a seu peso era "um insulto à sua feminilidade".

O setor aéreo na Índia cresceu rapidamente na última década e novas companhias privadas passaram a contratar aeromoças jovens e esguias, que costumam usar saias curtas e sapatos de salto alto.

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro