|   Jornal da Ordem Edição 4.265 - Editado em Porto Alegre em 27.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

01.04.13  |  Responsabilidade Civil   

Justiça garante cirurgia de recém-nascido

Procedimento era necessário porque o menino é portador de uma grave síndrome, que tem taxa de mortalidade de 95% quando não realizado o tratamento adequado durante o primeiro mês de vida.

Um bebê nascido no último dia 9 de março, representado por sua mãe, garantiu na Justiça a realização de cirurgia imediata. Conforme relatório médico anexado ao processo aberto pela Defensoria Pública da União (DPU) na Justiça Federal de Minas Gerais, que deferiu o pedido, a criança apresenta grave e rara cardiopatia, denominada hipoplasia do coração esquerdo.

Devido ao estado de saúde do paciente e à altíssima taxa de mortalidade dos portadores da doença, indicou-se a transferência dele da cidade de Uberlândia (MG) para uma unidade hospitalar apta à realização do procedimento cirúrgico. Foram indicados hospitais da Capital, Belo Horizonte, São Paulo ou Ribeirão Preto (SP), especializados em cirurgia pediátrica e tratamento clínico de portadores da moléstia referida.

O órgão julgador acolheu a tese apresentada. A União, o Estado de Minas Gerais e o município de Uberlândia, solidariamente, deverão providenciar a imediata transferência do recém-nascido. O tratamento poderá ser feito em estabelecimento integrante da rede pública de saúde, ou mesmo particular. Além disso, haverá custeio do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) – o que inclui gastos com passagens, alimentação do acompanhante, entre outros.

A síndrome da hipoplasia do coração esquerdo (SHCE) é um raro defeito congênito, caracterizado pela formação defeituosa desse lado do órgão. Em bebês com SHCE, essa parte é subdesenvolvida, e não pode bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo; sem tratamento, 95% dos portadores deles morrem no primeiro mês de vida.

O número do processo não foi divulgado.

Fonte: DPU

Marcelo Grisa
Repórter

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro