|   Jornal da Ordem Edição 3.912 - Editado em Porto Alegre em 08.08.2022 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

19.04.07  |  Diversos   

Juíza permite que pais registrem o filho com o nome do elfo Lehgolaz

Fãs da trilogia "O Senhor dos Anéis", de J. R. R. Tolkien, os estudantes paranaenses Arielly Rodrigues (18 de idade) e Cristiano Costa (23), conseguiram, enfim, homenagear a saga, dando ao filho o nome do elfo Lehgolaz.

Um elfo é uma criatura mítica da mitologia germânica e do paganismo germânico que ainda vive no folclore do norte da Europa. Lá eles são divindades menores da natureza e da fertilidade. Os elfos são geralmente mostrados como jovens de grande beleza vivendo em florestas, sob a terra, em fontes e outros lugares naturais. Foram retratados como tendo longa vida ou imortalidade, e com poderes mágicos, qualidades mostradas bastante na obra referida.

Os pais, que passaram dois meses tentando oficializar o nome, só conseguiram nesta semana registrar o bebê, agora com três meses de idade, após a juíza Luciane Pereira Ramos, da Vara de Registro Civil de Castro (PR),  dar uma autorização judicial. Lehgolaz (pronuncia-se Légolas) foi registrado anteontem (17) no cartório da cidade.

Antes, o titular do cartório, Robert Jonczyk, havia orientado os pais a refletir sobre o nome. Segundo ele, "o objetivo era proteger a criança de exposição ao ridículo e à chacota no futuro". Como os pais insistiram, o juiz suscitou judicialmente a dúvida

Em sua decisão, a juíza considerou a cautela do cartório "correta", mas concluiu "não considerar que o nome escolhido possa ser um problema para o menino".

"Agora já posso pensar em batizar meu filho", diz Arielly, ouvida pela jornalista Mari Tortato, da Agência Folha. A mãe não segue uma religião. Já o marido é católico. Até o início desta semana, o nome Lehgolaz só constava da carteira de vacinação.

Arielly se diz "feliz" com o reconhecimento da juíza, mas se queixa do cartório. "Não precisava ter acontecido tudo isso. O nome não é comum, mas não tem nada que possa expor meu filho ao ridículo. Tenho certeza de que isso nunca acontecerá."

O oficial cartorário Jonczyk afirma que o pedido de reflexão dos pais é uma situação corriqueira e que não significa uma recusa. A Lei nº 6.015/73 estabelece que "os oficiais do registro civil não registrarão prenomes suscetíveis de expor ao ridículo os seus portadores".

Se depender do casal, haverá outro "debate" em um futuro próximo. Arielly diz que ainda não sabe quando, mas que, se tiver uma filha, ela vai se chamar Aicha (nome da terceira esposa do profeta Maomé).

"O Senhor dos Anéis"

"O Senhor dos Anéis" (The Lord of the Rings) é uma novela de fantasia criada pelo acadêmico J.R.R. Tolkien. A história começa como sequência de um livro anterior ("The Hobbit"), e logo se desenvolve numa história muito maior. Foi escrito entre 1937 e 1949, como muitas partes criadas durante a Segunda Guerra.

Foi originalmente publicado em três volumes entre 1954 e 1955 (apesar de Tolkien ter planejado como volume único).

Foi editado inúmeras vezes e traduzido em mais de 38 línguas, se tornando uma das obras mais populares da literatura do século XX.

"O Senhor dos Anéis" se passa em um mundo inspirado na Terra real, habitado pela humanidade, porém em um passado ficcional, antes do avanço da ciência, mas após a queda de versão do autor de Atlântida, chamada Númenor.

O escritor Tolkien deu o nome a esse lugar a palavra do inglês moderno, Middle-earth (Terra-Média), derivado do inglês antigo, Middangeard, o reino onde humanos vivem na mitologia Nórdica e Germânica.

A história se foca em várias raças: humanos, anões, elfos, orcs e hobbits, lutando pelo controle de um "Anel do poder", forjado pelo Senhor da Escuridão, Sauron. (Fonte: Wikipedia).

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2022 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro