|   Jornal da Ordem Edição 4.291 - Editado em Porto Alegre em 06.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

29.10.10  |  Advocacia   

Jovens advogados de todo o Estado lotam auditório da OAB/RS para debater a profissão

Em uma noite para saudar os profissionais em início de carreira e debater suas dificuldades na atividade jurídica, foi realizado, nesta quinta-feira (28), o III Encontro do Jovem Advogado. Com o auditório Guilherme Schultz Filho, no 2º andar da sede da Ordem gaúcha, lotado de advogados de todas as regiões do Estado, o presidente da entidade, Claudio Lamachia, juntamente com o presidente da Comissão Especial do Jovem Advogado (CEJA) OAB/RS, Pedro Alfonsin, fez a abertura do evento, ressaltando: “É um momento simbólico, pois vejo aqui os futuros líderes da Ordem”.

Também compuseram a mesa dos trabalhos a secretária-geral, Sulamita Cabral; a secretária-geral adjunta, Maria Helena Dornelles; o tesoureiro, Luiz Henrique Cabanellos Schuh; o conselheiro federal e membro nato, Luiz Felipe Lima de Magalhães; os conselheiros seccionais e presidentes de Comissões Ricardo Breier (Direitos Humanos), Ricardo Alfonsin (Direito Ambiental), Teresa Moesch (Direito Ambiental), Arodi de Lima Gomes (Advocacia Pública); os diretores da Escola Superior de Advocacia e conselheiros seccionais Artur da Fonseca Alvim e Rosângela Herzer dos Santos; o membro da CDH Rodrigo Puggina; e o advogado e palestrante Jader Marques. Estavam presentes, ainda, o presidente da OAB Cachoeirinha, Dorival Ipê da Silva; a diretora do Departamento Cultural-Artístico da OAB/RS e coordenadora-geral da Casa do Advogado, conselheira seccional Regina Guimarães; e o coordenador de interiorização da CEJA, Matheus Torres.

Lamachia considerou fundamental a criação da Comissão do Jovem Advogado em todas as subseções para integrar os profissionais nas suas primeiras lutas de profissão e renovar permanentemente a entidade. “Estou orgulhoso da CEJA, por ter reunido tantos colegas, e da classe, que hoje deixou este auditório completamente lotado, o que demonstra o engajamento de todos. A ampla participação dos advogados da Capital e do Interior, de forma voluntária, é que constrói uma OAB cada vez mais forte e aberta”, afirmou. Segundo ele, a Ordem oferece uma gama de serviços para facilitar o trabalho dos profissionais, como as mais de 260 salas de atendimentos nos Foros, a disponibilização gratuita de Notas de Expediente, a instalação de scanners nas subseções, entre outros.

Por sua vez, Alfonsin agradeceu a presença em massa dos membros da CEJA em todo o Estado e lembrou as ações da Comissão, como o Projeto Meu Primeiro Escritório, os Grupos de Estudos, o OAB Vai à Faculdade, os descontos em cursos da ESA e os convênios da CAA/RS. “Vamos ampliar estes projetos e implantar novos, como o Clube dos Advogados de Descontos”, disse.

Em sua fala, Breier citou que a CDH está criando uma rede de cidadania no Interior, salientando que a participação dos jovens advogados neste programa é vital para diversas áreas em prol da justiça social. Já Cabanellos Schuh falou da parceria da OAB/RS com o Banco do Brasil, que vai possibilitar linhas de créditos diferenciadas para os profissionais em início de carreira.

Ao explanar sobre a importância da ESA, Rosângela Herzer enfatizou a expansão dos cursos telepresenciais no Estado, levando permanente aperfeiçoamento profissional em palestras com renomados juristas. A conselheira seccional ainda alertou os colegas para a luta pelo respeito à Tabela de Honorários Advocatícios.

Debates

Em seguida, os jovens advogados manifestaram-se sobre diversos temas, como a questão da advocacia correspondente, a propaganda irregular, o aviltamento de honorários, a reforma do Estatuto da OAB, a estrutura das subseções, a formação de lideranças, a ampliação dos cursos da ESA e dos convênios da CAA/RS no Interior, assim como a regionalização dos seus serviços médicos, formas inovadoras de saneamento das finanças da entidade, o processo eletrônico e a realidade dos recém-criados escritórios de advocacia. Manifestaram-se, representando as respectivas regiões, presidentes e membros das Comissões do Jovem Advogado: Sidgrei Spassini (Bento Gonçalves); Francisco Thorma (Ijuí); Alex Bilhar (Passo Fundo); Bruno Gasso (Bagé); Roger Dornelles (Sapucaia do Sul); Mario Ederich Filho (Canoas); Tiago Clavijo (Santana do Livramento); e Marlon Balbon Taborda (Santa Maria).

Estavam presentes presidente e membros das Comissões do Jovem Advogado de Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Camaquã, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Estrela, Farroupilha, Garibaldi, Gravataí, Ijuí, Júlio de Castilhos, Passo Fundo, Novo Hamburgo, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, Santo Antônio da Patrulha, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, São Lourenço do Sul, Sobradinho e Viamão.

Durante o evento, os membros da CEJA da Capital e do Interior tomaram posse e receberam a portaria de nomeação do presidente da OAB/RS. Logo após, Jader Marques proferiu a palestra: “A arte da advocacia em tempos de crise”.

Confira as fotos da entrega das portarias de posse dos membros da CEJA da Capital e do Interior, clicando aqui.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro