O jornal Folha de S.Paulo publicou na sua edição de ontem (18), na matéria intitulada “A acusação contra o Ministro do STJ”, foto do conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Paulo Medina, como se ele fosse Paulo Medina, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), cujo irmão, Virgílio Medina, está preso na Polícia Federal em decorrência de seu suposto envolvimento com a máfia dos bingos.
Detalhe: ambos os Paulo Medina são de Minas Gerais.
Ontem mesmo, o conselheiro federal Paulo Medina enviou a seguinte carta ao jornal:
"Na edição de hoje, 18/04/2007, ilustrando notícia sob o título ´Procurador vê indícios de que ministro do STJ levou propina´´ (pág. A-4), a Folha estampa foto de minha pessoa, como se fora do magistrado em referência. Qualquer que seja a circunstância, o uso indevido da imagem de uma pessoa é suscetível de trazer-lhe danos morais, notadamente quando o contexto em que aparece tem sentido depreciativo. Espero, por isso, que seja feita a necessária retificação, no mesmo espaço.
Esclareço que, sendo advogado e professor universitário, conselheiro federal da OAB no exercício do quinto mandato e ex-presidente de sua Comissão de Ensino Jurídico, cresce para mim o prejuízo do ocorrido, porquanto tenho ex-alunos por todo o país e intensa atuação na área do ensino jurídico.
Aliás, a foto publicada é do ato do lançamento da última versão do ´OAB Recomenda´, lançada em janeiro do corrente ano, no Conselho Federal da OAB, em Brasília.
Atenciosamente,
Paulo Roberto de Gouvêa Medina".
www.stj.gov.br |
www.oab.org.br |
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759