|   Jornal da Ordem Edição 4.291 - Editado em Porto Alegre em 06.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

28.01.11  |  Advocacia   

Integração entre os advogados marca II Encontro de Interiorização Regionalizada em Lagoa Vermelha

Com a participação de advogados, dirigentes e presidentes das subseções de Lagoa Vermelha, Bom Jesus, Erechim, Getúlio Vargas, Nova Prata, Passo Fundo, Sananduva, São José do Ouro, Tapejara e Vacaria, foi realizado, na tarde desta quinta-feira (27), o II Encontro do Projeto de Interiorização Regionalizada da OAB/RS da gestão 2010/2012. O evento aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha.

Estavam presentes o presidente da seccional, Claudio Lamachia; o presidente da OAB local, Giovani Quadros Andrighi; o vice-presidente e a secretária-geral da OAB/RS, Jorge Maciel e Sulamita Cabral; os conselheiros seccionais Luiz Eduardo Amaro Pellizzer (coordenador das subseções da entidade), Regina Guimarães (coordenadora do Departamento Cultural da OAB/RS e da Casa do Advogado), Carmelina Mazzardo (presidente da Comissão da Mulher Advogada e coordenadora do Projeto OAB Vai à Escola), Alexandre Lyrio, Victor Hugo Muraro Filho e Olavo Amaro Caieron; o secretário-geral da CAA/RS, Daniel Barreto; o presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB/RS, Pedro Alfonsin; e o coordenador de interiorização da CEJA, Matheus Ayres Torres; e a senadora pelo RS, Ana Amélia Lemos.

Ao abrir o evento, o presidente da OAB local falou da honra de a subseção sediar mais uma edição da Interiorização Regionalizada. “Os advogados da Comarca sentem-se prestigiados. Este encontro é importante para trocar experiências de trabalho e de gestão entre as subseções com a participação da classe, aproximando a seccional do Interior”, afirmou Andrighi.

Em sua saudação, Sulamita agradeceu o apoio da subseção na organização do encontro. “É uma alegria retornar para Lagoa Vermelha. O debate e a integração entre os advogados da região visam discutir temas pontuais do exercício da profissão”, disse a secretária-geral da OAB/RS.

Em seguida, foi empossada a Comissão da Mulher Advogada da Ordem local, formada pelas advogadas Carla Davonzo Piva, Solange Bonotto e Dirlei Ranghetti. A presidente da CEMA conclamou as mulheres a ocuparem mais espaço no âmbito da entidade. “Também é importante que as subseções encampem o Projeto OAB Vai à Escola no Interior”, ressaltou Carmelina.

Após, foi a vez dos advogados Dante Castelli Neto, Rodrigo Silveira e Vinicius Stella serem empossados membros da CEJA local. Conforme o presidente da CEJA da OAB/RS, a função da Comissão é colaborar com os advogados em início de carreira, orientando-os sobre as questões dos honorários e prerrogativas. “Para isso, é necessário que sejam criadas CEJAs no Interior. A participação dos jovens advogados nas ações da entidade cria condições de renovação para uma atuação mais forte”, afirmou Alfonsin.

Em sua fala, Regina Guimarães frisou que a Casa do Advogado, em Porto Alegre, está à disposição da classe de todo o Estado, oferecendo salas e serviços diversos. Além disso, falou sobre os projetos desenvolvidos pelo Departamento Cultural da OAB/RS: “Uma das nossas metas é o projeto de resgate histórico da entidade, em comemoração aos 80 anos da fundação, constituindo o Memorial da Ordem”.

Por sua vez, Pellizzer destacou a importância de a Interiorização realizar-se durante a XIV Festa Nacional do Churrasco e o XIX Rodeio Crioulo Nacional. O conselheiro seccional ainda ressaltou o papel da Coordenadoria das Subseções. “Somos o elo entre os advogados do Interior e da Capital”, disse. Pellizzer aproveitou para convidar os profissionais para participarem do Piquete da OAB/RS.

Debates


Durante os debates, Lamachia agradeceu a presença dos presidentes e dirigentes das subseções no encontro, que visa reafirmar o compromisso de administrar a Ordem de forma profissional e interiorizada. “Estamos trabalhando para vencer as dificuldades econômicas, decorrentes de duas ações judiciais em fase de execução, uma de 1986 e outra de 2001, que somam R$ 8 milhões. Reduzimos despesas e buscamos manter a capacidade de investimentos. Ainda assim, os repasses de verbas para as subseções foram feitos rigorosamente em dia. Contudo, é necessário viabilizar o crescimento das receitas. Uma das alternativas são os cursos telepresenciais da ESA, dos quais a Ordem adquiriu os direitos de transmissão”, afirmou.

O presidente da OAB/RS salientou a atuação dos delegados da CAA/RS no Estado, que tem a missão de ampliar os convênios. “Em breve, a nossa da Caixa de Assistência vai inaugurar cinco polos regionais de saúde e serviços para os advogados e familiares”, disse.

Sobre o papel da Ordem, Lamachia frisou que é “mais do que um conselho de classe, que fiscaliza as prerrogativas e o exercício profissional, pois ainda atua no campo constitucional, na defesa do Estado Democrático de Direito, dos direitos humanos e na luta contra os desvios éticos, sendo uma voz da sociedade contra a corrupção”.

Entre os pontos discutidos pela diretoria da OAB/RS e das subseções estavam a profissionalização da CDAP, o trabalho da Ouvidoria de Honorários, a conscientização dos juízes contra os aviltamentos da verba honorária, os projetos de leis encampados pela Ordem que foram apensados à PEC do novo CPC e a demanda sobrecarregada do Judiciário, entre outros.

Já os membros da CEJA trataram sobre a ampliação dos Grupos de Estudos, a inserção dos jovens advogados no mercado, a participação nos projetos OAB Vai à Escola e OAB Vai à Faculdade, e a necessidade de integração dos jovens advogados das subseções da região.

Ao longo do evento, uma enfermeira da CAA/RS ficou à disposição dos advogados. Foram realizados no local exames de glicose e de colesterol e aferição de pressão arterial.

Participaram do evento os presidentes das subseções de Bom Jesus, José Luiz Belan; de Erechim; Valter Augusto Kaminski; de Sananduva, Euclides Aires Copatti; de São José do Ouro, Orli Carlos da Costa; de Vacaria, Otto Júnior Barreto; de Tapejara, Sidney Teixeira; o vice-presidente da OAB Passo Fundo, Ramiro Schnorr Grando; os conselheiros da OAB Getúlio Vargas Ilvani Paludo e Alfeu Antônio Zílio; e o membro da Comissão de Serviços Públicos da Ordem gaúcha, Cláudio Cunha.

Almoço e visitas


Após a realização dos debates, foi servido churrasco de confraternização, por adesão, no Parque de Rodeios Ítalo Mondadori Nunes.

Durante visita ao local, os dirigentes da OAB/RS, da CAA/RS e da Ordem local reuniram-se com o prefeito de Lagoa Vermelha, Getulio Cerioli. Segundo ele, a Interiorização Regionalizada da OAB/RS é importante não somente para os advogados, mas também para o município. Na ocasião, trataram ainda sobre a implantação do Projeto OAB Vai à Escola em colégios de Lagoa Vermelha. Em seguida, realizaram encontro com o presidente da Câmara de Vereadores, Nívio Lurdes Chaves e Silva.

Lamachia e os dirigentes ainda conheceram as instalações da subseção no Parque de Rodeios, quando foi anunciado que a Festa Nacional do Churrasco de Lagoa Vermelha será incluída no calendário oficial de eventos da entidade, com a realização de encontro da Ordem gaúcha na cidade.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro