|   Jornal da Ordem Edição 4.314 - Editado em Porto Alegre em 07.06.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

08.03.13  |  Advocacia   

I Seminário de Gestão da Ordem gaúcha é aberto oficialmente

Presença maciça das subseções marcou o evento realizado pela entidade, que terá continuidade ao longo desta sexta-feira (08).

Com a presença das subseções da Ordem gaúcha de todo o Estado, o I Seminário de Gestão da OAB/RS - triênio 2013/2015 - foi aberto, na tarde desta quinta-feira (07), no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael.

A mesa de trabalhos foi composta pelo presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci; o vice-presidente, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o secretário-geral, Ricardo Breier; a secretária-geral adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; o tesoureiro, Luiz Henrique Cabanellos Schuh; a conselheira federal, Cléa Carpi da Rocha; o diretor-geral da ESA, Rafael Canterji; o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Fabio Scherer de Moura; o presidente da CDAP, Eduardo Zaffari; o coordenador das subseções, Jorge Luiz Dias Fara; e o vice-presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin.

Na abertura dos trabalhos, Bertoluci destacou a integração da OAB entre as subseções, seccional e CFOAB e reafirmou propósitos desta gestão. "Continuaremos com o foco na defesa das prerrogativas dos advogados e com o processo franco e qualificado de interiorização", assegurou.

O presidente da OAB/RS salientou, ainda, algumas ações já realizadas ao longo desses dois meses de administração, como o enfrentamento de problemas do aviltamento de honorários e da tragédia que vitimou centenas de jovens em Santa Maria, na qual a OAB/RS se faz presente nos autos do inquérito, acompanhando todo o processo.

O dirigente afirmou também que um dos grandes projetos da entidade para essa gestão é o investimento no Tribunal de Ética e Disciplina: "Devemos avançar, também de forma tecnológica no TED para darmos mais celeridade aos processos e para que possamos dar a resposta necessária para os advogados e para a sociedade".

Bertoluci expôs a preocupação da Ordem sobre o processo eletrônico, ressaltando que "é importante o debate sobre a criação de um modelo único de processo eletrônico em todas as esferas do Judiciário brasileiro. Defendemos junto ao Conselho Federal da OAB, a busca pela unificação dos meios eletrônicos judiciais, visando facilitar e ampliar o uso do processo eletrônico entre os profissionais da advocacia".

Entre os assuntos abordados pelo presidente, em sua fala, também estiveram: a importância das Comissões da OAB/RS, o trabalho intenso da Escola Superior da Advocacia, a interiorização da CAA/RS e o aperfeiçoamento da Coordenadoria das Subseções.

Em nome do CFOAB, Cléa ressaltou que "eventos como este são muito importantes, pois nós somos porta-vozes das reivindicações da advocacia gaúcha e da sociedade".

Por sua vez, Pellizzer exaltou a importância da interiorização de todos os setores da Ordem gaúcha: "Temos que levar para as subseções - que é onde há muita necessidade - os serviços da CAA/RS, os cursos da ESA e o Tribunal de Ética e Disciplina".

Breier ressaltou que a Secretaria-Geral visa a aproximação máxima com a diretoria das subseções: "A nossa gestão administrativa tem como missão: o fortalecimento, a eficiência e a eficácia. Por isso, manteremos um canal aberto para troca de experiências e para debatermos assuntos de importância, como a certificação digital, com todas as subseções".

Por sua vez, Maria Cristina lembrou da luta permanente da entidade por honorários dignos e informou a todos que "estamos à disposição de todas as OABs para auxiliar em tudo o que for necessário".

"A meta da Caixa de Assistência dos Advogados nessa gestão é a interiorização. Iremos a todas as subseções para saber o que os advogados estão precisando. Tenho certeza que levaremos ao Interior todos os serviços prestados pela CAA/RS na Capital", garantiu Alfonsin.

"Elo de ligação entre as subseções e as instâncias administrativas da Ordem gaúcha". Foi assim que o coordenador das subseções definiu como será seu trabalho frente à CSS. Conforme Fara, será necessária a participação efetiva de todos, pois "não existe OAB sem suas subseções".

Adiantando os projetos para o Tribunal de Ética e Disciplina, Moura relatou que um dos objetivos será a implementação de um meio eficiente de comunicação entre as subseções e o TED: "Teremos muito trabalho pela frente, mas só chegaremos à excelência com o apoio das subseções".

Canterji explanou sobre os projetos da Escola Superior de Advocacia: "A ESA tem como intuito principal a capacitação dos advogados e um dos projetos que estamos implantando é que cada subseção tenha um representante da Escola, que terá o papel de levar à seccional os pleitos das OABs locais".

Reafirmando a luta intransigente pelas prerrogativas profissionais, Zaffari falou, brevemente, sobre a Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas, seu funcionamento e seu trabalho.

Encerrando as falas e agradecendo a contribuição das subseções ao longo dos últimos anos, Cabanellos Schuh fez uma apresentação sobre a situação patrimonial da Ordem gaúcha. Ao longo de sua manifestação, destacou que "temos ainda muito que avançarmos e temos que utilizar muito bem os recursos dos nossos colegas, pois é a eles que devemos prestar contas".

Juliana Jeziorny                            Liziane Lima
Jornalista - MTB 15.416               Jornalista - MTB 14.717 

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro