|   Jornal da Ordem Edição 4.280 - Editado em Porto Alegre em 18.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

08.04.19  |  Advocacia   

I Colégio de Presidentes das Subseções - Gestão 2019/2021: Breier confirma agenda de treinamentos para o eproc na Justiça Estadual

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, reiterou a agenda de treinamentos do eproc durante a tarde do I Colégio de Presidentes. A ação acontece por conta da informação divulgada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) de que, até novembro deste ano, o sistema estará implantado em todas as Varas Cíveis de Porto Alegre e nas Câmaras Cíveis de todo o Estado. Antiga demanda da advocacia, a implantação do eproc é motivo de comemoração da advocacia gaúcha pelos ganhos que vai representar com agilidade, confiabilidade e praticidade.

A chegada do eproc, contudo, gera preocupação em uma parcela da advocacia gaúcha. São advogados e advogadas que, ao longo da sua carreira, não trabalharam com processo eletrônico, ou migraram para áreas onde a tecnologia ainda não está tão presente. A necessidade de treinar e preparar esses profissionais foi uma das pautas do I Colégio de Presidentes - Gestão 2019/2021, realizado nesta sexta-feira (5), no OAB/RS Cubo, em Porto Alegre.

A sugestão para se realizar treinamentos foi apresentada pelos presidentes Ilo Vicente Monteiro Carvalho, da subseção de Cacequi, e César Augusto Prevedello, da subseção de Rosário do Sul. “Estamos preocupados com alguns colegas que não dominam o processo eletrônico. É uma espécie de analfabetismo tecnológico”, analisou Prevedello. “Se for possível criar um meio bem didático, até uma cartilha impressa, seria algo positivo para poder ajudar no entendimento. Seria um ABC do eproc”, completou o presidente de Rosário do Sul.

Conduzindo os trabalhos em Porto Alegre, o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, destacou que a Ordem está atenta ao tema, tanto que um curso já foi realizado recentemente, sendo acompanhado por milhares de advogados e advogadas – de forma presencial e via EAD. Breier salientou que existe uma agenda de cursos e treinamentos que serão realizados em todas as regiões: "O eproc é uma conquista para a advocacia. Durante anos, foi o motivo número um das queixas. Então, é um momento positivo. Estamos preparados para ajudar quem tenha dúvidas”, assegurou Breier. 

Na próxima semana, será confirmada a agenda de municípios que receberão os treinamentos. Todos os presidentes das subseções receberão um material.

O presidente da Comissão de Tecnologia e Inovação da OAB/RS, Felipe Mallmann, informou que, nos próximos meses, serão realizados treinos e cursos em mais de 160 comarcas em praticamente todas as subseções. Ele lembrou que, com a implantação do e-themis, a OAB/RS também precisou realizar cursos de qualificação para utilização da tecnologia. “Temos consciência da responsabilidade com essa transição. Queremos estar ao lado de todos os colegas que necessitarem de treinamento”, garantiu Mallmann.

Além dos treinos presenciais e via EAD, Felipe Mallmann afirmou que estão sendo preparados vídeos educativos, que funcionarão como um passo a passo. Serão instruções de 8 minutos em diversas etapas: como fazer uma petição inicial, uma contestação, uma apelação, uma distribuição. “Com esses vídeos, o advogado poderá ter as instruções no seu computador ou no aparelho de telefone celular. Vamos elaborar um material didático e objetivo”, reforçou Mallmann.

Texto: Martin Behrend
Fotos: Lucas Pfeuffer
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287.1867/1821

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro