|   Jornal da Ordem Edição 4.330 - Editado em Porto Alegre em 01.07.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

01.12.11  |  Diversos   

Homem não será indenizado por ter condenação criminal divulgada na imprensa

Cidadão havia sido condenado, na esfera penal e em caráter definitivo, por grave delito de atentado violento ao pudor.

Não precisará ser indenizado homem que teve sua condenação criminal divulgada na imprensa. O autor da ação havia sido condenado, na esfera penal e em caráter definitivo, por grave delito de atentado violento ao pudor perpetrado contra uma criança de dois anos de idade. A decisão, por unanimidade, foi da 10ª Câmara Cível do TJRS, que manteve sentença da Comarca de Encantado.

Segundo o requerente, a publicação dos fatos ultrapassou os limites do bom senso, da ética e da própria liberdade de imprensa. O relator do recurso, desembargador Jorge Alberto Schreider Pestana, por sua vez, adotou como fundamento as razões do parecer produzido pelo Ministério Público.

O documento do MP destaca que há o dever de ofício da Imprensa em informar a população, principalmente tratando-se de delito hediondo praticado em pacata comunidade, caso de Encantado, o que por si só traz grande comoção e repercussão no meio social. Soma-se a isso o fato de a veiculação da informação no periódico local ter sucedido outras publicações referentes à prisão do acusado, ora autor.

No entendimento do relator, no caso em questão, a atuação dos meios de comunicação se deu dentro das prerrogativas constitucionais, pois apenas divulgaram fatos que redundaram na condenação.
Apelação nº 70044808848

Fonte: TJRS

 

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro