A OAB/RS promoverá, na terça-feira (16), a partir das 16h, um ato em defesa da advocacia na subseção de Santo Ângelo, na região das Missões. A mobilização é motivada pelo atentado sofrido pelo advogado Vinícius Morais, cujo escritório foi atacado na madrugada do domingo (14), quando um homem quebrou o vidro do seu estabelecimento e tentou atear fogo no interior do local com coquetel molotov e gasolina.
O ato contará com a presença do presidente da entidade, Leonardo Lamachia, que percorrerá mais de 400 km até o município para prestar apoio imediato ao colega e cobrar providências das autoridades. “Um ataque a um advogado é um ataque à advocacia como um todo. Estamos a caminho de Santo Ângelo para dizer em alto e bom som que a OAB/RS não aceitará qualquer forma de violência ou intimidação. Nossa instituição estará sempre presente para defender a advocacia e garantir que nenhum profissional seja cerceado no exercício da sua profissão”, declarou.
Antes do ato, Lamachia se reunirá com o comandante da Brigada Militar da região e com o delegado regional da Polícia Civil a fim de acompanhar as investigações e reforçar a necessidade de responsabilização do autor do crime. Na segunda-feira (15), o presidente da OAB/RS Leonardo Lamachia também fez contato com o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio Feoli, e com o Chefe de Polícia, delegado Heraldo Guerreiro.
De acordo com a presidente da subseção de Santo Ângelo, Luciana Meirelles, a Brigada Militar prestou atendimento imediato à ocorrência e recolheu o material utilizado, que foi encaminhado à Polícia Civil. O caso segue em investigação. “Desde que fomos acionados, estivemos ao lado do advogado, acompanhando-o na delegacia e auxiliando nas providências imediatas. Não toleraremos qualquer tentativa de intimidação contra o livre exercício da advocacia. Esse ato público é um grito coletivo em defesa da nossa classe”, destacou.
Serviço
O quê? Ato em Defesa da Advocacia em Santo Ângelo
Quando? Terça-feira, 16/9, às 16h
Onde? Sede da subseção de Santo Ângelo (Avenida Brasil, nº 1428)
Fonte: OAB/RS