|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

04.07.07  |  Diversos   

Gratuidade judiciária não admite cobrança de qualquer espécie

A 2ª Câmara de Direito Civil do TJ de Santa Catarina acolheu recurso interposto pela Promotoria de Justiça da Comarca de Xanxerê, contra decisão judicial que obrigou K.C.C., na defesa dos direitos de sua filha menor, a pagar as despesas relativas às atividades do oficial de justiça, numa diligência de um processo de cobrança de pensão alimentícia.

A menina - representada pela mãe - era beneficiária da gratuidade, concedida pela Justiça daquela comarca. O Ministério Público alegou que K.C.C. preencheu os requisitos necessários à concessão do benefício e que a Constituição Federal não a prevê na forma parcial.

No Tribunal, a tutela foi antecipada. Segundo a Câmara, a garantia de assistência jurídica integral e gratuita está prevista na Carta Magna. O dispositivo constitucional faz referência à concessão da assistência judiciária de forma integral, sem previsão de fator limitativo de sua eficácia ou de seu deferimento.

Tal tipo assistência compreende a isenção dos emolumentos e custas devidos aos cartórios, Estado, órgãos do MP e serventuários da Justiça.

“Está claro, portanto, que esse benefício isenta a parte do pagamento das custas processuais e de quaisquer outras despesas diligenciais, até mesmo daquelas relativas a atos do oficial de justiça”, observou o relator do processo, desembargador Luiz Carlos Freyesleben. A votação foi unânime.  (Agravo de Instrumento nº 2006.019138-5)

.................
Fonte: TJ-SC

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro