|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

27.04.07  |  Diversos   

Globo se desculpa com árabes por episódio polêmico de “ A Diarista

A TV Globo enviou uma carta à embaixada dos Emirados Árabes Unidos no Brasil se desculpando por ter causado mal-estar após exibir um episódio de A Diarista em que a personagem de Claúdia Rodrigues, Marinete, quebra objetos preciosos à cultura àrabe.

Segundo o comunicado, a emissora "se caracteriza por respeitar e estimular toda forma de diversidade". A TV Globo diz ainda que não teve intenção de insultar e reconhece que "os povos encaram o humor de forma diferente".

No episódio, exibido no último dia 17, Marinete vai trabalhar na casa de uma família árabe, onde os donos preparam o casamento de sua filha com um rapaz de origem judaica. Com opiniões diferentes, as famílias passam a brigar e deixam a diarista de lado, enquanto ela é quase vendida para um árabe.

Após a polêmica, surgiram boatos de que a embaixada teria cancelado um convite para que a equipe do Caldeirão do Huck viajasse ao país. A assessoria da emissora negou o fato e afirmou que as negociações para a viagem continuam. (Com informações do Câmera 2).

Confira a carta enviada pela Globo à embaixada dos Emirados Árabes Unidos no Brasil

"Prezados Senhores,

A TV Globo se caracteriza por respeitar e estimular toda forma de diversidade. No jornalismo, pratica isso como norma. Mesmo na ficção - sempre que possível - procuramos estimular essa mesma proposta. Até hoje no ar em diversos países do mundo, a novela O Clone, um dos maiores sucessos da nossa história é considerado um marco nas relações entre brasileiros e os povos islâmicos.

Ao ceder um consultor para acompanhar nossas gravações, temos certeza de que a comunidade árabe agiu em reconhecimento ao nossos bons propósitos sobre esse tema.

Certamente, um episódio absolutamente isolado, em um programa de humor sem a menor intenção de ofender ninguém, será avaliado nas suas devidas proporções. Sabemos que os povos encaram o humor de forma diferente e esperamos que entendam que não foi nossa intenção insultar ninguém. Feito esse reparo, peço ainda que levem em conta que a viagem em questão é de caráter documental e certamente contribuirá para entendermos melhor essa rica
cultura e estreitar o relacionamento entre nossos povos.

Atenciosamente,

Luís Erlanger".

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro