|   Jornal da Ordem Edição 4.309 - Editado em Porto Alegre em 31.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

20.05.24  |  Advocacia   

Fux pede manifestação da União sobre ação da OAB/RS por extinção da dívida do Rio Grande do Sul

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, abriu prazo na sexta-feira (17) para a União se manifestar sobre o pedido da OAB/RS de extinção da dívida do Rio Grande do Sul. A decisão ocorre após a Ordem gaúcha peticionar nos autos da Ação Civil Originária (ACO 2.059), requerendo ao ministro relator do processo a intimação da União Federal para que se manifeste sobre o citado processo.

Em 2012, na gestão do ex-presidente Claudio Lamachia, a OAB/RS ajuizou no STF a ACO 2.059. Somado ao contexto atual de calamidade pública que o Rio Grande do Sul vive em razão das inundações, a Ordem gaúcha argumenta, com base em perícia técnica, que o valor devido pelo Estado já foi pago, ou está substancialmente pago.

“Diante da catástrofe sem precedentes que o Rio Grande do Sul vive, o estado precisa de uma solução robusta e estruturante. Nós pedimos ao ministro Luiz Fux que intime a União para que ela se manifeste nos autos concordando com o nosso pedido. Ao fazer isso, a dívida estaria extinta. Entendemos que o governo federal tem condições técnicas, jurídicas e até mesmo políticas para fazer isso”, acentua o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro