|   Jornal da Ordem Edição 4.434 - Editado em Porto Alegre em 27.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

18.08.09  |  Criminal   

Furto qualificado pelo abuso de confiança gera condenação ao autor

Foi negado o provimento à apelação interposta por L.M.S. contra sentença que o condenou por crime de furto qualificado pelo abuso de confiança e auxílio de mais agentes na execução do delito. A pena aplicada foi de 2 anos e 7 meses de prisão. A decisão é da 1ª Câmara Criminal do TJSC.

De acordo com os autos, acompanhado de um comparsa, o acusado resolveu visitar um amigo. Aproveitando-se de um descuido do morador, os dois levaram da residência diversos objetos (aparelho de tv, rádio, botijão de gás e cobertor térmico).

No recurso ao TJSC, a defesa pediu sua absolvição sob a alegação de insuficiência de provas, já que os produtos do furto não foram encontrados com o réu.

Para a relatora do recurso, desembargadora Marli Mosimann Vargas, encontrar o objeto com o agente, ou em lugar onde por ele foi deixado, não é mais que simples indício do crime e da autoria.

"Assim, não é imprescindível, como prova da existência do fato, a apreensão e, muito menos, o exame das coisas furtadas ou roubadas. Basta, como é evidente, que seja induvidosa a existência da subtração, o que, neste caso foi afirmado pela vítima. Além disso, o crime se deu porque existia confiança e credibilidade da vítima no réu, que o considerava amigo. O abuso é sempre um excesso, uma violação, um exagero via de regra condenável", afirmou a relatora. (AC 2008.022574-7)



.................
Fonte: TJSC

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro