|   Jornal da Ordem Edição 4.324 - Editado em Porto Alegre em 21.06.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

11.09.08  |  Diversos   

Filho não tem vínculo empregatício com cartório onde ajudava pai

A 1ª Turma do STF cassou decisão do TJRN, que havia reconhecido a existência de vínculo entre o filho de um escrivão e o Estado. Ele prestava serviço no cartório onde seu pai trabalhava. Por unanimidade, a turma acolheu um recurso extraordinário do Rio Grande do Norte.

Para o ministro Marco Aurélio, o TJRN deixou de levar em conta a forma como foi feita a contratação. Além disso, ele ressaltou que o Estado não tinha nenhum domínio sobre a atividade desenvolvida pelo filho do escrivão. Por essa razão, o ministro decidiu acolher o recurso.

A ação declaratória apresentada pelo filho do escrivão na primeira instância pretendia que fosse reconhecido o vínculo, levando em conta que desde os 12 anos de idade ele prestava serviços no cartório para seu pai que mais tarde tornou-se escrivão titular. O TJRN havia reconhecido a existência de relação jurídica com o Estado. (RE 457.544).



...........
Fonte: STF

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro