|   Jornal da Ordem Edição 4.431 - Editado em Porto Alegre em 22.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

05.10.07  |  Diversos   

Fidelidade partidária: OAB gaúcha aplaude decisão do STF

 presidente da seccional gaúcha da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Claudio Lamachia, considerou importante e muito positiva a decisão do Superior Tribunal Federal (STF) que manteve a fidelidade partidária, confirmando assim a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que se pronunciara anteriormente entendendo que a fidelidade partidária já está em vigor no sistema político atual.
   
Lamachia destacou que a fidelidade partidária é um dos principais pontos defendidos no projeto da reforma política encaminhada pela OAB ao Congresso e ao Poder Executivo. Para o presidente da OAB/RS, "a fidelidade partidária é elemento determinante para a coerência política no País". De acordo com Claudio Lamachia, este é o  primeiro passo para a busca da reforma política, que deverá contemplar mecanismos para o financiamento público de campanha, redução do mandato de senadores, assim como regras claras para participação popular. Este regramento, de acordo com o representante dos advogados gaúchos, deverá se dar através de sistemas como o plebiscito e o referendo, uma vez que ambos são instrumentos fundamentais para valorização da democracia participativa no País.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro